Fusão da Raia com a Drogasil visa a liderança

A Droga Raia e a Drogasil somam cerca de 700 lojas no Brasil e, juntas, somam um faturamento de R$ 4 bilhões, visam o mercado de medicamentos genéricos, segmento que cresceu 30% nos últimos 12 meses e hoje atinge R$ 7,3 milhões.
A união das operações poderá fortalecer o consumidor principalmente em relação aos genéricos, podendo arrematar os lotes dos laboratórios por um preço melhor.
Atualmente a Drogaria São Paulo é a grande líder do mercado de genéricos, arrematando em grande quantidade os medicamentos, a fusão da Raia e Drogasil quer implantar a mesma estratégia.



Araraquara e a Droga RaiaA história da Raia teve início em 1905, quando o farmacêutico João Batista Raia inaugurou a farmácia em Araraquara. A drogaria iniciou suas atividades substituindo muitas vezes o procedimento médico que era precário naquele período, desempenhando um trabalho social que agradou à população da região araraquarense.
A Droga Raia foi um dos primeiros varejistas e o pioneiro no setor farmacêutico do Brasil a concluir a informatização de toda cadeia de suprimentos. Em1987 foi lançado o Cartão Raia, que foi o primeiro cartão fidelidade, com a constituição de um banco de dados e sem envolver a concessão de crédito, de todo o brasileiro. No início da década de 80 a Raia possuía 7 lojas e ao final da década, já tinha 37 farmácias. Em 2010 a empresa passou a ter 350 drogarias, tentando agora através da fusão ser a líder no mercado de genéricos.

Drogasil

Em 28 de março de 1935, dois proprietários de pequenos grupos de farmácias, Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil, resolveram fazer uma fusão de suas empresas. A nova sociedade passou a operar sob a denominação de Drogasil Ltda.
Dois anos depois, em 1937, a companhia passou a atuar como uma rede, por meio da incorporação de outras cinco tradicionais drogarias da época: Drogaria Sul América, Amarante, Ypiranga, Orion e Morse, totalizando, juntas, 31 filiais distribuídas no interior e na capital do Estado de São Paulo.
Em 1972, a Drogasil se transformou em uma sociedade anônima, surgindo assim a Drogasil S.A. Comércio e Indústria. Em 20 de julho de 1977, obteve o seu registro junto à CVM.
Em 1994, três dos atuais acionistas da companhia passaram a ser seus controladores, detendo, em conjunto, 60% do seu capital social.
Em 13 de fevereiro de 2008, a Drogasil realizou a aquisição da rede de Drogarias VISON, estabelecida em Brasília desde 1986.
E, recentemente, adquiriu treze lojas no ESPIRITO SANTO,onde com certeza será reconhecida mais ainda pelo respeito, ética e boas condutas junto aos seus clientes e frequentadores da "REDE".
fonte: WIKIPÉDIA

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara