O primeiro incidente em Araraquara
envolvendo as tais “notas manchadas” foi registrado na tarde desta
terça-feira (05), na agência da Caixa Econômica Federal da avenida 36.
Enquanto realizava um depósito no caixa
da agência, a vítima, que trabalha como representante comercial, foi
informada pela atendente que a nota de R$ 100,00 estava manchada,
supostamente pelo sistema antifurto dos caixas eletrônicos acionado
sempre que há uma tentativa de furto. Dessa forma, seguindo o
procedimento indicado pelo Banco Central, a nota foi retida na agência
para posterior análise e, mesmo a mancha não sendo visível à olho nu, o
cliente não teve o valor reembolsado. “Eu não me dei conta de que a
nota estava manchada e nem me lembro onde foi que recebi essa cédula.
Mas agora, fiquei com o prejuízo”, reclama o representante. “Não acho
esse procedimento justo, ainda mais nesse caso, não é muito difícil
observar a suposta mancha”, completa.
Segundo o documento emitido pelo banco, a
cédula apresentava uma “legitimidade duvidosa”, classificando-a como
“supostamente manchada por dispositivo antifurto apreendida do cliente”.
A colocação indica que o próprio banco tem dúvidas e não garante que a
nota seja mesmo fruto de uma tentativa de furto, mas mesmo assim fez a
retenção da cédula, punindo o cliente.
Por conta disso, a vítima registrou um
Boletim de Ocorrência e aguardará o prazo de 30 dias previstos para a
análise para solicitar o ressarcimento do prejuízo.