Com a promessa de impor maior rapidez,
eficiência e cortesia, o Estado de São Paulo iniciou nesta segunda-feira
(04), na Capital, o novo sistema de gestão da Polícia Civil nas
delegacias. O objetivo é conquistar a credibilidade da população, tornar
o registro de ocorrências mais rápido, estimular o trabalho dos
funcionários e aprimorar o poder investigativo da polícia.
Após visitas em campo, entrevistas,
reuniões, projetos-piloto, estudos da Academia de Polícia Civil
(Acadepol) e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG), a
Polícia Civil pretende mudar o padrão de atendimento e de gestão que
durou mais de quatro décadas.
O levantamento indicou que, muitas vezes,
a vítima não comparece à delegacia para registrar uma ocorrência.
Quando ocorre o contrário, a população, às vezes, enfrenta demora no
atendimento. O problema foi constatado também do outro lado do balcão.
Com o excesso de trabalho e a falta de uma rotina imposta por uma carga
horária pouco flexível, os policiais acabam ficando desmotivados.
O pacote de mudanças inclui a criação do
SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Polícia Civil, que vai
receber reclamações durante 24 horas, alteração na carga horária de
trabalho dos funcionários, reforço de efetivo nos horários de pico,
entre outros.
Intitulado "Novo Sistema de Gestão Humana
e Material das Unidades Territoriais da Polícia Civil da Capital", o
projeto terá a sua primeira etapa na zona norte e na zona leste da
capital, São Paulo. Após um período de análise, o modelo poderá ser
implantado também no interior do Estado, sendo mais uma etapa do
programa de Reengenharia da segurança pública, anunciado no início do
ano pelo governador Geraldo Alckmin.