novo sistema de gestão em delegacias

Com a promessa de impor maior rapidez, eficiência e cortesia, o Estado de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (04), na Capital, o novo sistema de gestão da Polícia Civil nas delegacias. O objetivo é conquistar a credibilidade da população, tornar o registro de ocorrências mais rápido, estimular o trabalho dos funcionários e aprimorar o poder investigativo da polícia.
Após visitas em campo, entrevistas, reuniões, projetos-piloto, estudos da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG), a Polícia Civil pretende mudar o padrão de atendimento e de gestão que durou mais de quatro décadas.
O levantamento indicou que, muitas vezes, a vítima não comparece à delegacia para registrar uma ocorrência. Quando ocorre o contrário, a população, às vezes, enfrenta demora no atendimento. O problema foi constatado também do outro lado do balcão. Com o excesso de trabalho e a falta de uma rotina imposta por uma carga horária pouco flexível, os policiais acabam ficando desmotivados.
O pacote de mudanças inclui a criação do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Polícia Civil, que vai receber reclamações durante 24 horas, alteração na carga horária de trabalho dos funcionários, reforço de efetivo nos horários de pico, entre outros.
Intitulado "Novo Sistema de Gestão Humana e Material das Unidades Territoriais da Polícia Civil da Capital", o projeto terá a sua primeira etapa na zona norte e na zona leste da capital, São Paulo. Após um período de análise, o modelo poderá ser implantado também no interior do Estado, sendo mais uma etapa do programa de Reengenharia da segurança pública, anunciado no início do ano pelo governador Geraldo Alckmin.  

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