Pesquisa confirma demanda por voos regulares em Araraquara

Prévia de um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, adiantada com exclusividade à Tribuna Impressa, confirma que Araraquara possui potencial econômico para voltar a ter voos regulares de empresas aéreas comerciais. As informações foram passadas pelo vice-prefeito Valter Merlos, titular da Pasta.

Segundo ele, de um total de 200 formulários distribuídos a empresas locais de variados segmentos — de industrial a comercial, inclusive agências de turismo —, ao menos 130 responderam ao questionário e sinalizaram interesse pela utilização de linhas áreas no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão.

Iniciado em maio, o levantamento será concluído na próxima semana, com a inclusão do resultado de enquetes publicadas em sites da cidade, como o Araraquara.com. O levantamento municiará uma análise técnica da companhia aérea Azul, que incluiu Araraquara em uma lista de potenciais cidades a receberem seu plano de expansão.Segundo Eneida Miranda de Toledo, coordenadora executiva de Negócios e Turismo da Prefeitura, o levantamento foi solicitado pela própria Azul, que tenciona expandir suas operações a mais 20 cidades do Interior e totalizar 50 novos destinos até o final do ano. Sua estratégia é ligar cidades interioranas às principais capitais do País por meio de voos curtos, tarifas competitivas e com diversas frequências por dia. Os aviões utilizados serão do modelo ATR 42.

Em março passado, Trey Urbahn, vice-presidente da Azul, e Adalberto Febeliano, diretor de Relações Institucionais, tiveram uma primeira reunião com representantes da Prefeitura para discutir o assunto. Na ocasião, a Prefeitura comprometeu-se a viabilizar uma série de adequações no aeroporto local, como ampliar o terminal de embarque e desembarque. "Essas melhorias também incluem a instalação de uma brigada de incêndio 24 horas que não tem hoje", diz Eneida.

Uma próxima reunião entre Prefeitura e representantes da Azul está prevista dentro dos próximos 20 dias, para apresentação do levantamento da demanda local por voos.


Planos
A assessoria de imprensa da Azul confirma que a empresa ainda analisa a viabilidade de operar voos no aeroporto local e informa que, além dos estudos em andamento, é necessária uma tramitação burocrática, como, por exemplo, o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A intenção inicial da empresa é instalar uma linha regular entre Araraquara e Campinas, que já foi autorizada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara