Rua Padre Duarte (4) terá mão de direção invertida

Mudança foi discutida por mais de um ano e pretende desafogar trânsito da Rua 3 e facilitar o retorno ao Santa Angelina.

Depois de mais de um ano de estudos, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) anuncia que irá inverter a mão de direção da Rua Padre Duarte (4) entre as Avenidas Padre Francisco Salles Colturato (36) e a Professor Augusto da Silva César, nos próximos 20 dias.

A informação foi confirmada pelo secretário da Pasta, Cid Monteiro de Barros. "Na semana que vem, começaremos a fazer as marcações para a instalação de coluna, braço e cabeamento, estrutura necessária para colocação dos semáforos", antecipa.

A mudança, de acordo com Barros, visa a desafogar o trânsito no cruzamento da Avenida 36 com a Rua São Bento (3) e facilitar o acesso ao bairro de Santa Angelina, na Zona Norte, para os motoristas que saem da Avenida 36 no sentido Shopping Jaraguá-Fonte.

Segundo o secretário, houve consulta à população dos arredores e aos comerciantes da região antes de decidir como seria feita a mudança. "O estudo está pronto e o prefeito Marcelo Barbieri já autorizou a execução. Esperamos finalizar o serviço em 20 dias", declara.

Abaixo-assinado
A proposta inicial de inverter a mão da Rua 4 falava em mudanças até a Avenida Barroso e partiu do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, que encaminhou um pedido com abaixo-assinado à secretaria de Trânsito e Transportes com mais de 120 assinaturas, em maio de 2010.

A sinalização da mudança em dois quarteirões, com a instalação de semáforos, custará, aproximadamente, R$ 26 mil, e poderá ser uma contrapartida dos comerciantes da região. "A Acia tem realizado conversas com empresas das proximidades da Rua 4 com a Avenida 36 para verificar o interesse delas em pagar pelos semáforos. Mas ainda não há um posicionamento oficial definido", diz Renato Haddad, presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia).

Moradores dos arredores observam melhorias também para o trânsito
Uma sondagem feita pela reportagem da Tribuna Impressa entre os moradores e comerciantes das redondezas dos quarteirões diretamente afetados com a alteração mostra que a mudança agradou à maioria. Para Recieri Telaroli, morador de um dos quarteirões que terão a mão de direção invertida, a novidade deve trazer benefícios. "Vai ser muito mais fácil chegar à minha casa e sair dela. Quando venho da Avenida 36, tenho de ir até lá em cima para depois voltar até aqui, e depois de determinado horário fica muito trânsito. Eu perco muito tempo", argumenta.

Ricardo Rezende, morador do Santa Angelina, também comemora. "Melhora sim. Vai dar mais opções de retorno e vai facilitar o trânsito para os moradores do bairro", alega.

A inversão da mão da Rua 4, na opinião do empresário Luiz Antônio Carbinati, proprietário de uma loja na Avenida 36 próximo à Rua Padre Duarte, será muito favorável tanto para o comércio quanto para a população em geral. "Temos de pensar no coletivo. Como a Avenida 36 é uma das principais entradas da cidade, vindo direto da Rodovia Washington Luís, acredito que a mudança vai desafogar o trânsito até a Rua 3", observa.

Contrário
Mas há quem discorde da alteração. "Para mim, não vai ser bom. Vai me afetar e muito. Hoje, quem para no semáforo, para em frente à minha loja", diz o empresário Fabrício Olívio Galiteze, dono de uma assistência técnica em um dos quarteirões alterados na Rua 4. "E o trânsito está complicado em toda a cidade, não é só aqui", completa.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara