Vereador João Farias defende melhorias na ala do SUS da Santa Casa de Araraquara

Araraquara tem enfrentado ao longo dos anos inúmeros problemas relativos à saúde, desde a época do Sula até hoje, o já falecido Cônego Cavallini escrevia na lousa do hospital:  “O banco da divina previdência nunca vai falir”.
A Santa Casa tem tido ajuda da prefeitura e do estado via deputados, tanto em equipamentos como nas reformas. Hoje o plano de saúde é administrado pela UNIMED, tendo sido aprovado o Hospital Escola pelo MEC, podendo a Uniara enviar seus alunos para fazerem residência no hospital.
O vereador João Farias, na semana passada, recebeu denúncia de mau atendimento na Santa Casa, convocando responsáveis para darem esclarecimentos na câmara, sendo que até agora não compareceu ninguém e o provedor se encontra em viagem no exterior.
Ontem, O Imparcial entrevistou o vereador João Farias a respeito do hospital, primeiramente sobre o plano de saúde sendo agora administrado pela Unimed. Para o vereador, até onde ele foi informado não vai ter interferência no SUS e a Unimed não vai usar equipamentos doados pelo Estado. “Sei que os hospitais de Araraquara na maioria são administrados através de plano de saúde, estando superlotados, com reclamações dos filiados na demora do atendimento, espero que não piore a situação da Santa Casa”, disse o parlamentar.
Em relação ao Hospital Escola, João acha extremamente positiva a iniciativa da Uniara, podendo ajudar em muito a qualidade da Santa Casa, e no fortalecimento dos alunos e do curso de medicina da universidade.
Em comparação ao hospital estadual de Américo, o vereador disse que a Santa Casa tem bons médicos, faltando humanização, sendo esse o fator principal do sucesso do hospital de Américo. “Como pode uma família ficar 9 horas sem ter notícia do paciente, infelizmente alguns põem a perder o trabalho do prefeito Marcelo e do deputado Roberto Massafera. Os vereadores em geral apóiam em tudo a Santa Casa, mas o que notamos é que o hospital é um saco sem fundo se não houver uma revisão nos repasses do SUS nas cirurgias, leitos e na tabela dos médicos as coisas vão continuar do mesmo modo, necessitando melhorar a ala SUS do hospital".
João Farias avaliou como positivas as novas medidas do governo Dilma Rousseff, fixando pela primeira vez indicadores  específicos na área de saúde, punindo quem não cumprir essas metas.
Finalizando, Farias disse que está aguardando a volta do provedor Dr. Valter Cury para esclarecimentos relativos à Santa Casa na Câmara Municipal.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara