Vereadora de Araraquara cobra da Prefeitura fiscalização contra uso indevido de vagas para idosos e deficientes em Araraquara

A vereadora Juliana Damus (PP) cobrou da Prefeitura mais fiscalização sobre motoristas que utilizam indevidamente vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes físicos. Durante pronunciamento na sessão de terça-feira, dia 29 de junho, Juliana também sugeriu ao Executivo a implantação da chamada multa social, iniciativa do Grupo de Escoteiros “José Luiz Torquato”, que atua em Araraquara. “A multa social consiste em colocar panfletos nos carros estacionados indevidamente explicando que o motorista está desrespeitando a lei.
Hoje a multa é de apenas R$ 53,20 e o condutor perde três pontos na carteira, pois esse tipo de infração é considerado leve”, disse a vereadora.
Juliana lembrou que o Legislativo Municipal não pode apresentar projetos de lei referentes ao trânsito, principalmente quando as proposituras conflitam com a legislação federal. “Eu considero um absurdo o valor da multa previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Mas o que podemos fazer na cidade é fiscalizar e tentar educar os motoristas. No ano passado eu já enviei à Prefeitura requerimento sugerindo a multa social, que ainda não foi implantada”, acrescentou.
A vereadora lamentou que o Governo Municipal tenha de gastar dinheiro público com campanhas que visam fazer cidadãos cumprirem regras de educação básica, como respeitar vagas que são destinadas a pessoas com dificuldade de se locomover.
“Não entendo o motivo de uma pessoa usar a vaga de quem tem deficiência ou é idoso. Respeitar estes espaços é uma questão básica de cidadania”, concluiu Juliana.
Ela mostrou os panfletos que são utilizados pelo grupo de escoteiros, sugerindo que a Prefeitura utilize o mesmo material em campanha educativa na cidade.  Além de explicações sobre a lei que reserva o direito à vaga para pessoas com necessidades especiais, o panfleto destaca na primeira página a frase “seu carro foi encontrado ocupando uma vaga exclusiva para uso de pessoas com deficiência”, que pode ser adaptada para carros estacionados sem necessidade em vagas para idosos.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara