O 500 será o primeiro modelo no Brasil com motor MultiAir da Fiat |
O novo Fiat 500 começa a ser vendido em setembro no Brasil, a partir de R$ 39.990, segundo divulgou a montadora nesta quarta-feira (24). É o mesmo carro produzido no México, na fábrica da Chrysler, e que é oferecido desde o início do ano nos Estados Unidos, com a missão de marcar a volta da Fiat ao país. O supercompacto também já é comercializado no México e no Canadá.
Com a produção mexicana, os custos sobre o carro caíram e o modelo passa a se beneficiar de acordos de livre comércio com o Brasill, 'fugindo' da alíquota de importação de 35%. Antes, o carro vinha da Polônia e era vendido no mercado brasileiro a partir de R$ 55.798, preço da versão de entrada Sport 1.4 16V, com transmissão mecânica, segundo a tabela Fipe de agosto.
O motor 1.4 flex desenvolve 88 cavalos de potência quando abastecido com álcool, e tem torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm. O 1.4 16V MultiAir gera potência de 105 cv e torque máximo de 13,6 kgfm a 3.850 rpm. Ele conta com uma tecnologia que controla a entrada de ar e a combustão, utilizando o acionamento eletro-hidráulico das válvulas. A fim de otimizar o rendimento, o compartilhamento de informações com a central eletrônica, segundo a Fiat, permite a abertura das válvulas conforme a necessidade do motor, podendo ir de fixa (regime de potência máxima), até completamente variável (baixas cargas e/ou baixas e médias rotações).
Acabamento do Fiat 500 na versão Cult, de entrada |
Ao todo o modelo passa a contar com cinco versões, além de uma série especial, a Prima Edizione, restrita a 500 exemplares numerados. As de entrada são a Cult, que sai por R$ 39.990, e a Cult Dualogic, por R$ 42.990, sendo a primeira com câmbio mecânico e a segunda, automatizado.
A versão Sport Air utiliza o motor MultiAir 1.4 16V gasolina com câmbio mecânico e tem preço sugerido de R$ 48.800. O mesmo bloco equipa a Sport Air Automático e a topo de linha Lounge Air Automático, que têm câmbio automático sequencial de seis marchas; essas versões custarão R$ 52.800 e R$ 54.800, respectivamente.
Compacto será vendido em cinco versões, com variações de motor e câmbio |
Baseada na versão Sport Air, a Prima Edizione será limitada a 500 unidades |