Google começa a mapear ruas de Araraquara

O Google começou a mapear as ruas de Araraquara para o Google Street View, serviço de imagens que permite aos usuários do Google Maps fazer passeios virtuais por vários locais do mundo.

O carro tem sido visto no Centro da cidade desde a semana passada. Nesta segunda-feira, o veículo foi flagrado próximo à Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36).

O veículo é equipado com 15 câmeras fotográficas que capturam imagens em 360 graus na horizontal e 270 graus na vertical.


Esta primeira etapa do projeto consiste em fazer as fotos em locais públicos com boa luz natural.

Após a captura, as imagens do Street View serão analisadas por uma equipe do Google até serem processadas e publicadas. Por isso, não há previsão para que as imagens estejam na internet.

A disponibilização das imagens de Araraquara, para um tour virtual, devem ser liberadas num prazo de 90 dias. Essa demora acontece pois hoje a sistemática do Google mudou, as imagens agora são processadas e detalhes particulares (placas de carro, rosto de pessoas, etc) são apagados. Anteriormente o Google não se preocupava com esses detalhes, prática que lhe rendeu processos e  registrou situações inusitadas, algumas até embaraçosas.

Operação
O serviço contempla cidades nos Estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de São Paulo, onde o sistema já opera em 25 cidades, entre elas Rio Claro, Botucatu, Vinhedo, Itatinga, Santa Bárbara D’Oeste, Limeira, Americana, Campinas, Jundiaí, Itu, Osasco, São Manuel e Bauru.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara