Iesa-Hitachi inicia produção de monotrilhos em 2012

A nova joint venture formada pelos grupos Iesa Projetos, Equipamentos e Montagens e a japonesa Hitachi — maior fabricante de trens de transporte de massa e monotrilhos do mundo — deve iniciar produção em Araraquara no começo de 2012, com foco nos mercados nacional e latino-americano. A informação foi dada por Atilano Oms Sobrinho, presidente da Iesa, em entrevista à Tribuna, logo após a assinatura de um termo para formação da parceria entre os dois grupos, ontem.

O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que participou de uma série de inaugurações na cidade ontem, entre elas, a do início de operações da matriz brasileira da fábrica da Big Dutchman, também em Araraquara (veja reportagem abaixo). Também participaram diversas autoridades locais, como o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), deputados e vereadores.

Estudos
De acordo com Oms, a formação da joint venture surgiu após a identificação de tendência, no mercado nacional, de ampliação do transporte sobre trilhos, principalmente nos grandes centros. "Temos os investimentos previstos pelo Governo do Estado e o Governo Federal com o trem-bala", explicou.

A parceria possibilitará a participação do grupo em concorrências públicas para escolha das empresas que venderão os trens. "O que vai definir nosso início de operação será o resultado das concorrências públicas. O Estado está para soltar uma e, se tudo der certo, iniciamos a operação no começo ou em meados do ano que vem", disse.

Para concluir a parceria, a Iesa e a Hitachi realizam um estudo com previsão de conclusão no início do ano que vem.
A nova fábrica deve ocupar o espaço hoje utilizado pela Iesa para a reforma e recuperação de vagões.

Confidencialidade
Oms não divulga os investimentos no projeto nem confirma o número de contratações — em reportagem publicada pela Tribuna, na semana passada, a diretora regional da Fiesp/Ciesp, Eneida Miranda de Toledo, estimou a criação de 1.500 novos postos de trabalho pelo empreendimento.

"Como ainda estamos em negociação, temos de seguir um termo de confidencialidade e isso inclui não poder divulgar o investimento, por ora", afirmou. No entanto, o empresário adianta que os primeiros investimentos, para o início da produção, podem ocorrer ainda neste semestre.

‘Estado será capital mundial do monotrilho’, disse governador
"A Iesa é uma grande fábrica, desde o grupo Villares, e se une à Hitachi, um dos maiores do mundo. Com certeza, isso será um impulso ao parque industrial de Araraquara no momento em que o setor ferroviário vai crescer no Brasil", afirmou o governador Geraldo Alckmin, durante a solenidade de assinatura da parceria entre a Iesa e a Hitachi, ontem à tarde, em Araraquara.

Alckmin também afirmou que a parceria possibilitará ao Estado de São Paulo tornar-se a capital mundial do monotrilho. "É um transporte de média velocidade, não-poluente, um transporte coletivo de qualidade", completou.

De acordo com o governador, o Estado deve aumentar em 50% a oferta de vagas para passageiros em trens e metrôs na Capital e na Grande São Paulo. "Hoje, transportamos seis milhões de pessoas e vamos chegar a nove milhões."

O prefeito Marcelo Barbieri também afirmou que a parceria terá impacto na economia local e, consequentemente, nas finanças públicas. "A Iesa já é, hoje, um grande recolhedor de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] e essa parceria colaborará também para a geração de novos empregos para nossa cidade", disse.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara