Inaugurada ontem (10), 1a Cia. da PM já iniciou atendimento

O prédio da 1ª Companhia de Policiamento do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I) foi entregue ontem em solenidade que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e outras autoridades locais. A sede atenderá às demandas de metade de Araraquara, além de cidades como Boa Esperança do Sul, Trabiju e Gavião Peixoto. O local já começou a funcionar na noite de ontem.

A nova sede da Companhia custou cerca de R$ 800 mil em uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Araraquara. Esta, por sua vez, arcou com 20% do valor, além de ceder a área, considerada estratégica para a Polícia Militar.

O prédio da 1ª Cia. de Policiamento, comandada pelo capitão Paulo Henrique Jurissato, comportará 127 policiais, sendo 10% para a área administrativa e os demais para o policiamento operacional, e 18 viaturas. O espaço conta com dois pavimentos — mais de 500 metros quadrados de área construída — e totalmente adequado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O piso térreo contempla a área administrativa e de atendimento, enquanto o pavimento superior conta com alas destinadas aos soldados masculinos e femininos, incluindo vestiários, sanitários e dormitórios. "É importante estarmos localizados na área em que atuamos. A posição também é estratégica e de fácil mobilidade para qualquer local em que precisemos atuar", conta o capitão.

O governador Alckmin anunciou, durante a inauguração do prédio, que o policiamento da região de Ribeirão Preto, regida pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI-3), receberá o reforço de 300 homens que se formarão nos próximos meses. Araraquara foi incluída no lote. Ao todo, no Estado, o incremento será de 2,3 mil policiais.

O governador também disse que a cidade poderá sediar um grupamento do Águia, serviço policial feito com helicóptero. "Depende apenas de questão técnica. Se o comando enxergar esta necessidade, podemos torná-la real", diz.

Para isso, o 13º Batalhão se tornaria sede do Comando de Policiamento do Interior (CPI) e assumiria a coordenação das polícias nas regiões de São Carlos e Barretos. Outra ideia é criar uma sede para a 3ª Companhia na Vila Xavier, para cuidar do restante da cidade.

Primeiras ações
O prédio ainda necessita de instalações complementares de rede, computadores e alguns mobiliários, mas já começou a operar na noite de ontem. A proposta da PM de concentrar por lá o registro de Boletins de Ocorrências (BOs) de acidentes de trânsito sem vítima já começou a funcionar. O serviço era prestado em frente ao 13º Batalhão da PM, na Vila Ferroviária, na Região Nordeste. Ontem, a reportagem acompanhou três registros de acidentes. As pessoas elogiaram o novo espaço e o tempo de espera para a elaboração do documento, que diminuiu.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara