Peão é suspenso após sacrifício de bezerro em Barretos

Bezerro saiu da arena carregado após prova de
bulldog.
O competidor de bulldog Cesar Brosco foi suspenso por seis meses de competições organizadas pela Associação Nacional de Bulldog (ANB). O peão participou da prova em que um bezerro sofreu uma lesão na coluna e ficou paralítico na sexta-feira (19), na Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo. O animal teve que ser sacrificado.
A decisão da associação se baseou na análise de fotos e imagens da prova. O afastamento do competidor foi solicitado pelo Centro de Estudos do Comportamento Animal (Ecoa), ligado à organização do evento.

De acordo com o relatório do Ecoa, a lesão da vértebra cervical do animal ocorreu por conta de uma manobra executada de forma irregular. "Ao animal iniciar o decúbito lateral direito (deitar do lado direito) a prova tem que ser interrompida. No caso, pelas fotos e imagens, o garrote deitou do lado direito (sentido anti-horário) e o atleta encurvou o pescoço no sentido contrário, ou seja, horário. Nessas condições há o risco de afetar o animal”, diz o documento.

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal deve entrar na Justiça contra a realização da prova. Há quatro anos, o fórum já havia entrado com uma ação para a proibição da prova de laços

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara