Usuários da Benemed reclamam de atendimento

Usuária do plano de saúde tomou remédios sem necessidade: diferente da orientação que recebeu no hospital, exame que iria fazer não exigia medicação
Em meio à crise entre médicos e diretoria do hospital, os usuários do plano de saúde Benemed, da Beneficência Portuguesa, em Araraquara, denunciam problemas na realização e na entrega de exames ocorridos nas últimas semanas.

A escriturária Maria de Fátima Miranda, de 45 anos, preparou-se para fazer uma tomografia. Quando foi ao hospital agendar o exame, recebeu um papel sem assinatura que a orientava a tomar dois medicamentos no dia anterior para evitar problemas com o contraste.

Maria seguiu as orientações e, quando voltou ao hospital para fazer o exame, descobriu que o procedimento havia sido cancelado e só ela não sabia. "A funcionária do setor disse que o exame havia sido adiado para a semana seguinte. Perguntei por que não tinha sido avisada e ela não me respondeu", conta.
Ela então procurou o médico que solicitou o exame ficou ainda mais surpresa: descobriu que não precisava ter tomado os remédios, pois o exame não precisava de contraste. "Eu fiquei bastante confusa, sem contar que gastei dinheiro à toa e tomei remédios de que não precisava."

Sem exames
Com a funcionária pública Glória Faratt, 40, o problema foi a entrega de um exame que fez. Foram mais de 20 dias esperando pelo resultado, três agendamentos de entrega e, por fim, ela foi ao médico sem o que apresentar a ele. "Fiz uma ultrassonografia no dia 4 de agosto e fui orientada a pegar o resultado no dia 19. Na data certa, fui até lá e me disseram para retornar no dia 23 porque o laudo não estava pronto. Depois, mandaram voltar no dia 24 e novamente me disseram que o exame ficaria pronto só à tarde. Eu respondi que tinha uma consulta com o médico e que deveria levar o exame, mas não fizeram nada." Glória só conseguiu que lhe entregassem o resultado às 17 horas, depois da consulta.

Paciente de AVC teve alta sem prescrição de remédios
A aposentada Santa Rezende, de 97 anos, mãe da empresária Regina Célia Martins da Silva, 57, passou pela Benemed na semana passada em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e três dias depois teve alta sem levar para casa nenhuma prescrição médica. Na noite do mesmo dia, Santa teve complicações e acabou morrendo na tarde do domingo.

Regina conta que sua mãe foi levada ao pronto-socorro da Benemed na noite do último dia 17 de agosto apresentando mal-estar e confusão. A médica plantonista teria identificado um AVC, mas determinou que a paciente ficasse em observação até o dia seguinte, quando faria uma tomografia na cabeça.

Confirmado o AVC, Santa ficou internada até o fim da manhã de sábado, quando recebeu alta. Quando a família foi buscá-la no hospital, estranhou o fato de não haver receita médica com ela. "Eu falei com a enfermeira do setor e ela disse que o médico tinha dado alta para diversas pessoas naquela manhã e acabou esquecendo a receita da minha mãe", conta Regina.

A família levou a paciente para a casa e ligaria mais tarde para saber quais remédios o médico receitaria para a idosa. "A enfermeira disse que a ordem do médico era para ela continuar tomando os remédios habituais, mas minha mãe nunca tomou remédio algum", estranhou Regina Célia.

No sábado à noite, Santa alimentou-se normalmente. Mas, na manhã de domingo, foi encontrada desacordada no quarto. No hospital, foi atendida pelo mesmo médico, que então introduziu uma sonda respiratória nela.

Questionado pelos familiares sobre os medicamentos, o médico disse que o erro era da enfermagem e que ele havia prescrito os remédios. Porém, não apresentou o prontuário com as informações, nem segunda via da receita médica.

Santa foi transferida para a unidade de terapia intensiva (UTI) na manhã de domingo, mas morreu às 16 horas, por motivos ainda não informados.

Plano informa que vai apurar reclamações
Procurada pela reportagem para comentar as denúncias de falha na entrega de exames, liberação de idosa sem indicação de medicamento e cancelamento de avaliação sem aviso ao paciente, a presidência do plano de saúde Benemed respondeu, via assessoria de imprensa, que acolheu todas as informações e vai apurar os fatos e todas as responsabilidades. Só depois da conclusão dos processos é que poderá manifestar-se.
De acordo com o site da Agência Nacional de Saúde (ANS), a Benemed tem hoje 30.937 usuários.




* O índice de desempenho das operadoras médico-hospitalares é uma escala que vai de zero a um que avalia atenção à saúde, estrutura e operação, situação econômico-financeira e satisfação dos beneficiários.
** Para se checar ao índice de reclamações, divide-se o número de reclamações pelo número de beneficiários e multiplica-se o resultado por dez mil.

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