Vazamento de piche polui Ribeirão das Cruzes

A Usina de Asfalto da Prefeitura de Araraquara provocou um acidente ambiental na manhã de ontem, no Ribeirão das Cruzes, no acesso do Jardim Dom Pedro I, Zona Norte da cidade.

Durante o trabalho de uma equipe de manutenção terceirizada no local, a emulsão asfáltica vazou para a galeria de águas pluviais e, segundo estimativas, ao menos 150 litros de piche foram despejados no manancial, que é responsável pelo abastecimento de 33% de toda a água consumida na cidade.

Uma equipe da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, esteve no local para avaliar os danos. Amostras do material foram colhidas e o laudo sobre o nível de poluição e contaminação deve ser entregue em dez dias. A Prefeitura será multada pelo acidente, mas o tipo de penalidade será determinado de acordo com o grau de prejuízo para o Ribeirão das Cruzes.

O gerente da Cetesb, Jorge Luiz Carizia, explica que, por ora, o acidente é classificado como poluição pontuada. "Só podemos falar em contaminação quando o corpo d’água fica completamente comprometido. Nesse caso, ainda serão aguardadas as análises feitas pelo laboratório em São Paulo", diz, explicando que o piche escorreu para a área abaixo da captação de águas do manancial.

"O valor da multa a ser aplicada contra a Prefeitura ainda será estudado. Mas acompanhamos o curso do Ribeirão e constatamos que os resíduos ficaram apenas naquela área."

Uma grande parte do material ficou presa em uma bacia nas margens do Ribeirão e foi dragado à tarde por uma equipe do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).
Acidente
Segundo o secretário de Obras Públicas, Valter Rozato, o que ocorreu foi um acidente. "Essa manutenção é feita há cinco anos e nunca houve erros. Hoje ocorreu e foi para a galeria pluvial e acabou indo para o ribeirão."

O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) esteve no local pela manhã e disse à Tribuna Impressa que irá exigir um trabalho de prevenção durante as manutenções para que o Ribeirão não fique debilitado por causa de erros.

Na ocasião, o prefeito relembrou que desde setembro do ano passado a área passa por reflorestamento. "A recuperação na área está indo tão bem e agora me acontece isso. Queremos que tudo seja solucionado."

O reflorestamento visa o cumprimento do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público (MP). Pelo Termo, também os moradores próximos às margens do Ribeirão das Cruzes, ao longo de seus 35 quilômetros de extensão, plantarão 25 mil mudas nativas.

Limpeza do local foi providenciada ainda ontem
Por volta do meio-dia de ontem, um caminhão da Prefeitura esteve na área do Ribeirão das Cruzes atingida pelo piche para nivelar os morros de acesso para o manancial para faciliar a entrada do caminhão do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) para a dragagem dos resíduos.

Em seguida, a Defesa Civil colocou alguns panos de algodão unidos por um fio de aço como medida paliativa, apenas para que piche não se espalhasse durante o processo de limpeza. Depois, a dragagem foi feita.

A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que cedeu um bote, da Guarda Civil Ambiental e empresas — uma delas doou boias e mantas absorventes.

Segundo Edson Alves, coordenador da Defesa Civil, foram retirados 20 litros de água com resíduos do Ribeirão. "Com o bote dos Bombeiros vistoriamos também outras áreas na Região, mas nenhum resquício do resíduo foi encontrado."
Abastecimento
Em nota, o Daae afirmou que esteve no local do acidente com a finalidade de colaborar na redução dos impactos ambientais no Ribeirão das Cruzes e garantiu que o abastecimento de água não foi comprometido porque o local do acidente está abaixo da represa municipal.
Cetesb local tem novo gerente
Desde segunda-feira, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) de Araraquara tem um novo gerente, o engenheiro Jorge Luiz Carizia.

Ele foi responsável pela implantação da agência em Ituverava em 2009, onde estava desde então.

A mudança partiu de uma solicitação do antigo gerente, Jorge Guimarães, que deixou o posto por questões pessoais, mas continua atuando na unidade local. "Gosto muito do que faço e vou dar todo o apoio que o Carizia precisar. Tenho certeza que ele fará um excelente trabalho", disse Guimarães.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara