Vereadores de Foz do Iguaçu retiram projeto para aumentar número de cadeiras depois de pressionados pela população

Na manhã de quinta-feira (5), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, os vereadores pressionados por várias campanhas, decidiram em cima da hora - às vésperas da Audiência Pública que iria debater o tema, retirar da votação o Projeto de Lei (PL) para aumentar o número de cadeiras na Casa.

A presidente da entidade apartidária que puxou a campanha contra o aumento do número de vereadores na cidade, Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Elisângela de Paula Kuhn afirma que a cidade tem questões mais importantes a serem debatidas, discutir o número de vereadores não era uma prioridade. “Nós estamos felizes por termos conseguido esta sensibilização, os vereadores entenderam que este não era o momento para esta discussão”, afirma.

O objetivo da campanha da ACIFI era conseguir 9 mil assinaturas no abaixo-assinado para manter os 15 vereadores, atualmente já passam de 12 mil e a presidente da entidade garante que esta campanha para sensibilizar o legislativo está só começando. “Agora precisamos enfatizar no debate a redução do repasse orçamentário da Câmara de 6% para 3%”.

O superintendente de comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piola, postou em seu perfil pessoal do Facebook sua satisfação com a atitude tomada pelos vereadores. “A retirada do projeto de lei que aumentava o número de vereadores e os gastos da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu representa uma vitória da democracia. Significa o fortalecimento da sociedade civil organizada, dos movimentos sociais e da cidadania”.


O conselheiro estadual da OAB, Nilton Andrascko, alerta que esta ainda não é uma vitória, é apenas um início. “Foi uma atitude sensata a que os vereadores tomaram, mas agora precisamos também diminuir o valor do repasse da Câmara de 6% para 3% para que este dinheiro possa ser investido em obras mais importantes”, justifica.




Exigências dos outdoors – “Foz do Iguaçu precisa de mais segurança”, “Foz do Iguaçu precisa de mais saúde”, “Foz do Iguaçu precisa de mais educação”. Questionada sobre os temas abordados durante a campanha, a presidente da Acifi responde que a verba retirada do orçamento da Câmara pode ser destinada à melhorias nestes segmentos, saúde, educação, e segurança.

"A população pode e deve interferir no governo municipal, fomos nós quem colocamos os políticos lá, não adianta reclamar apenas no boca a boca ou em páginas de relacionamentos, temos que lutar."

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara