Ambulantes aprovam novo espaço em frente à Arena da Fonte

Um grupo de vendedores ambulantes, atualmente instalados em frente ao Gigantão, reuniu-se com o prefeito Marcelo Barbieri e o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Braz (o Boi), para o sorteio da posição dos novos quiosques localizados na Praça Scalamandré Sobrinho, próximo à Arena da Fonte.
Um projeto de lei de autoria do Executivo, aprovado pela Câmara Municipal, regulamentou o comércio ambulante de gêneros alimentícios e estabeleceu a uniformização desses pontos para garantir as condições sanitárias e preservar a estética urbana da cidade.
A Avenida Engenheiro Agrimensor João Molina Gil, que passa em frente ao Gigantão, está sendo ampliada e duplicada para dar acesso ao futuro Centro Internacional de Convenções, cujas obras estão em fase de conclusão. Com isso, os ambulantes terão que ser transferidos para outro local.
"Não é apenas uma mudança de lugar, mas de conceito. Essas pessoas que atuam no comércio têm o direito de ter um lugar agradável, onde possam atender melhor a população. Nossa ideia é melhorar o padrão de atendimento e valorizar o trabalho desses vendedores", afirmou o prefeito Marcelo Barbieri.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano elaborou um projeto de construção de 13 quiosques. Durante a reunião, ficou definido que os ambulantes passarão a ocupar o novo espaço após a realização da Facira, que acontece entre 11 e 16 de outubro. Após esse período, a Prefeitura poderá concluir a duplicação da rua de acesso ao Centro de Convenções.
A Prefeitura fica responsável por toda a infraestrutura do local - água, esgoto, iluminação e calçamento. Segundo o prefeito, a pedido dos próprios ambulantes, será feito um estudo para verificar a viabilidade de a Prefeitura construir os quiosques e depois ser reembolsada pelos comerciantes. "Isso depende do orçamento dessa obra e de uma análise jurídica", frisou Marcelo. A parte interna de cada quiosque será responsabilidade dos ambulantes. Todos eles possuem alvará para funcionamento.
Os ambulantes mostraram-se satisfeitos com a mudança. "Vai ser muito bom, vai melhorar bastante nosso trabalho com um local bonito e bem construído", disse Marcos Rodrigues Santos, o Marcão da Cocada.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara