Cenas de desrespeito no trânsito


Por: Tribuna Impressa

Bastou uma manhã de ronda pelos pontos de maior tráfego de veículos de Araraquara para a reportagem da Tribuna Impressa registrar vários flagrantes de desrespeito às normas de trânsito vigentes.

Em um dos pontos observados pela equipe, o cruzamento da Rua São Bento com a Avenida Duque de Caxias, bem no coração da cidade, em apenas 15 minutos, seis condutores foram flagrados sem usar o cinto de segurança — dois deles eram motoristas da Companhia Tróleibus Araraquara (CTA) —, um falava ao celular enquanto dirigia e dez pedestres atravessaram fora da faixa de pedestres.

Na Avenida Padre Francisco Sales Colturato (36), Região Noroeste da cidade, também foram flagrados motoristas sem cinto de segurança, motoqueiros sem viseira no capacete, condutores falando ao celular. Além disso, os pedestres também mostraram sua despreocupação em manter a ordem no trânsito e atravessaram a rua fora da faixa, colocando em risco sua segurança e a dos demais.

Na Rua Maurício Galli, Região Nordeste, recentemente organizada com um complexo de semáforos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMT), devido ao seguidos acidentes no local, o erro mais comum foi a conversão em pontos proibidos, mesmo com a existência de placas indicativas da irregularidade.

Um comerciante que preferiu não se identificar disse que é extremamente comum ver carros fazendo conversão naquele local, principalmente quando os fiscais de trânsito ficam dias sem passar por ali. "Eles simplesmente olham e, se não vem carro, fazem a conversão."
Pressa

Abordados pela reportagem, os motoristas que cometeram as irregularidades justificaram-nas como uma distração; outros se recusaram a falar. Já os pedestres que não usaram a faixa de segurança, diziam estar com pressa e não podiam esperar os carros pararem.

Em nota, a CTA lembrou que os motoristas da empresa passam por curso de capacitação de condutores de transporte coletivo e afirmou que irá buscar a identificação dos responsáveis para tomar as medidas disciplinares, pois zela pela segurança dos colaboradores e passageiros.

Pessoas flagradas estavam ‘distraídas’

A maioria dos pedestres que atravessou a rua fora da faixa de segurança e foi flagrada pela reportagem burlando as regras de trânsito disse que estava distraída no momento que passou entre os carros.

No entanto, o vendedor Diogo Bezerra, de 26 anos, disse que nunca atravessa a rua na faixa de pedestres, pois o caminho acaba ficando bem mais longo. "Se eu atravessar a rua sempre na faixa, eu acabo de percorrer meus pontos de venda de madrugada", brinca.

A aposentada Clarice Luiza da Silva, de 81 anos, atravessou a Avenida Bento de Abreu fora da faixa de pedestres e alegou que nem percebeu que havia essa possibilidade no local. "Foi um descuido da minha parte. Pura distração", disse.
Análise
Motorista que não usa cinto põe a vida em risco
Eu sempre digo que o motorista que não usa o cinto de segurança está colocando em risco a própria vida ou sua integridade física, pois caso sofra um acidente e não venha a morrer, pode ficar com alguma sequela.

O poder público fez seu papel ao criar a lei que obriga o uso do cinto de segurança, porém, a fiscalização — que também cabe aos governos — tem sido voltada para outras prioridades, como a embriaguez ao volante e o excesso de velocidade.

Se existisse um sistema de fiscalização em cima do uso do cinto de segurança, aliado a todo um processo de conscientização e educação, certamente o problema seria minimizado.

Com relação ao não uso da faixa de pedestres pelos transeuntes, eu faço duas perguntas: existem faixas suficientes nas cidades? Elas estão em locais adequados?

Eu acredito que as faixas ajudam pouco e ainda fazem com que o pedestre seja tratado como um indigente no trânsito.
José Bernardes Felex - Especialista em Segurança de Tráfego
Raio-x da reportagem
- 15 minutos: este foi o tempo que a reportagem ficou no cruzamento da Rua São Bento com a Avenida Duque de Caxias:
• 1 pessoa: falava ao celular
• 6 pessoas: foram flagradas dirigindo sem cinto de segurança
• 10 pessoas: atravessaram fora da faixa de pedestres
- A reportagem percorreu a Avenida Bento de Abreu em dois períodos de meia hora:
• 2 motoristas: falavam ao celular;
• 3 motoqueiros: não usavam a viseira do capacete.
- 20 minutos: foi o tempo que a equipe ficou na Rua Maurício Galli e viu:
• 2 motoristas fazendo conversão em local proibido
• 15 pessoas atravessando a rua fora da faixa de pedestres

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara