Ford dá detalhes do novo motor 1.0 que tem potência de 1.6, o Ecoboost

Um dos temas mais comentados do Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, o motor 1.0 Ecoboost da Ford continua a atrair atenção.
Na última semana, a montadora americana apresentou detalhes do propulsor, que promete ser revolucionário no que diz respeito a desempenho e consumo.

O primeiro ponto interessante é que o motor, apesar de ser 1.0 e de ter apenas três cilindros, gera potência de 120 cv, equivalente a um bloco 1.6 aspirado. São 17,3 kgfm entre 1.300 e 4.000 giros.
Um dos segredos desse desempenho está no fato de o 1.0 Ecoboost da Ford ser sobrealimentado por turbo.
Segundo a Ford, apesar desse desempenho invejável, o novo motor consome menos combustível do que um 1.0 comum, desses utilizados nos carros populares brasileiros.

Outras tecnologias modernas presentes no bloco são o duplo comando variável de válvulas e a bomba de óleo com compressor variável.

Além disso, as correias trabalham mergulhadas em óleo, o que, segundo a Ford, garante funcionamento mais silencioso e com menos vibração.

Lançado na Europa há cerca de duas semanas, o 1.0 Ecoboost deve passar a equipar carros como Ford Focus e Ford Fiesta.

Ainda não há previsão oficial de quando o propulsor chegará ao Brasil. A expectativa, no entanto, é que a Ford comece a fabricar o motor por aqui a partir de 2014.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara