Mais um grave erro no Governo Municipal de Araraquara


A Prefeitura de Araraquara não vem recolhendo ao INSS o montante devido a título de contribuição previdenciária, incluindo o valor descontado dos salários dos funcionários. Para tal alega estar efetuando a compensação de créditos que diz existir.
Legalmente, esse instrumento só pode ser utilizado com a homologação pela Receita Federal. Se o município entende que algo foi pago indevidamente deveria solicitar à Receita a restituição desse valor, e, caso negado, acionar a Justiça. Aí estaria sendo obedecido o princípio contábil da prudência – vital para quem administra dinheiro público.
A realidade é que se houvesse amparo legal para tal procedimento, os municípios maiores, que contam com assessoria especializada, certamente já teriam feito uso do mesmo.
Cabe também destacar que a conduta do Governo Municipal configura uma forma de apropriação indébita de parte dos salários dos funcionários. Se, como entende a Prefeitura, as contribuições descontadas dos empregados no passado foram indevidas, o correto seria devolver o desconto a maior dos servidores e não ficar com o dinheiro.
As conseqüências desse grave erro virão no futuro, pois os valores retidos terão que ser pagos com multa e juros. Isso levará ao comprometimento das finanças do Município, com grande e irremediável prejuízo para a população; poderão faltar recursos até mesmo para o pagamento dos salários dos funcionários públicos municipais. Outra consequência séria que poderá ocorrer é a interrupção do repasse de recursos do Governo Federal ao Município.   
Esse péssimo exemplo dado pela Prefeitura de Araraquara, se adotado pelos outros municípios do país, poderá provocar a “falência” do INSS – com prejuízo para todos, pois não haverá recursos para o pagamento de aposentadorias, pensões, etc.
A conduta do Governo Municipal é idêntica a das pessoas que não pagam os seus impostos, prejudicando, dessa forma, toda a sociedade – sobretudo as camadas mais pobres que dependem de políticas públicas para viver com dignidade.   
A verdade é que o atual Governo Municipal está em situação financeira muito difícil e, por isso, está tentando se valer de expediente totalmente incorreto para encobrir a má gestão que vem fazendo dos recursos públicos.

Coca Ferraz, José Eduardo Vermelho, Mauro Bianco e Walter Miranda.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara