Araraquara quer ser capital regional com voos regulares

A construção de um novo terminal de passageiros e melhorias na pista do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão conclui um audacioso plano de expansão econômica que quer tornar Araraquara uma capital regional de negócios.

Em entrevista à Tribuna Impressa, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) disse que a obra soma-se aos investimentos atraídos pela cidade nos últimos meses e reforça seu potencial de polo de logística e negócios.

Estudo recente da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) reviu a hierarquia dos municípios e colocou Araraquara como a principal cidade da região central do Estado. "Temos o Centro Internacional de Convenções que deve atrair mais o turismo de negócios para a cidade. E com o aeroporto ampliado, poderemos atender outras cidades da região", destaca.

Novo terminal
Suspensos desde 2007, os voos regulares devem ser retomados pela empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras. (veja mais ao lado). Da cidade, os voos seguem para Viracopos, em Campinas, de onde é possivel fazer conexões nacionais e internacionais (veja na ilustração).

A data para a empresa solicitar as rotas ainda não está prevista. Os investimentos somam R$ 9 milhões e a obra deve ser entregue em julho de 2012

O novo terminal será semelhante ao do Aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto. O projeto inclui a construção do terminal de embarque e desembarque de passageiros com 1.770 m2 de construção, instalação de esteiras e sistema de raios-X para passagem de malas, reforma da pista de rolamento, área de estacionamento com 158 vagas e sistema viário para acesso ao terminal.
3 mil
é a demanda mensal de passageiros apenas em Araraquara. Estrutura quer abrigar cidades da região, como São Carlos e Matão
‘Cidade é potencial para a Azul’
Em entrevista à Tribuna Impressa, por telefone, Adalberto Febeliano, diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, reafirmou o interesse da empresa de operar em Araraquara.

No entanto, de acordo com ele, isso ainda depende de estudos técnicos e da dinâmica do mercado de voos regulares. Caso comprovada, a operação poderá ser implantada 15 dias após a solicitação feita à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "A Anac avalia a estrutura do aeroporto, por isso esse investimento no terminal de passageiros é bom. A cidade está na lista de potenciais da Azul e isso facilita o processo", afirmou.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara