Aumentam os pontos de alagamento em Araraquara

Araraquara está com 13 pontos de risco de alagamento na área urbana, conforme levantamento feito pela Defesa Civil da cidade. São dois a mais do que o registrado na última temporada de chuvas pela Prefeitura.

A maioria das ruas e avenidas com risco de alagamento está nas proximidades dos córregos que cortam o município.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edson Adalberto Alves, o mapa do alagamento foi elaborado com a ajuda do secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, mas alguns pontos até ele desconhecia. "Sinceramente não sabia que havia problemas na estrada para Bueno de Andrada, que é administrada pela Secretaria de Trânsito", diz Rozatto.

O secretário de Obras promete melhorar a rede pluvial, mas depende de verbas estaduais e federais.

A falta de galerias gera não só pontos de grande alagamento, mas deterioração no asfalto onde a água demora mais para correr. Foi o que aconteceu na Rua Deolindo Gonçalves de Freitas, no Parque Igaçaba. "Desde as chuvas da semana passada, o asfalto está rachando e afundando", diz o motorista Marcelo Inácio da Silva. O maquinista Douglas Damito aponta a causa. "O bairro praticamente não tem galeria pluvial."

O professor de Saneamento Básico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) João Sérgio Cordeiro acha que as galerias pluviais só aumentam as inundações. "A solução é fazer a desocupação das margens de córregos, mas sei que isto é inviável. Sendo assim, sugiro soluções que reduzam a força da vazão da água para dar tempo dela escoar."
Casas

Além disso, há o cadastro das casas em situação de risco de desabamento, espalhadas por vários bairros da cidade. "São obras feitas sem a supervisão de um engenheiro, e que apresentam infiltrações e rachaduras", diz Alves.
Primavera e verão serão mais chuvosos na região
O fenônemo meteorológico La Niña provocará aumento das chuvas nos próximos anos na região de Araraquara, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A pesquisadora Neide Oliveira afirma que o índice pluviométrico será maior que o registrado na primavera/verão passado. ‘Mas não prevemos grandes tempestades.’
Pontos de alagamento
- Ruas do bairro Aparecidinha;
- Passagem do Córrego do Ouro (entre Avenida Domingos Zanin e Rodovia Washington Luís);
- Confluência do Córrego do Paiva e Córrego da Servidão;
- Via Expressa, próximo ao Terminal de Integração;
- Rua Maurício Galli, esquina com Avenida Miguel Couto;
- Confluência da Rua Abdo Najm com Córrego das Vieiras;
- Cruzamento da Avenida 36 com o Córrego das Cruzes;
- Avenida Francisco Vaz Filho;
- Pontilhão da Alameda Paulista;
- Avenida Manoel de Abreu;
- Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, esquina com a Rua Maria Brambilla Passo, no Parque São Paulo
- Estação de Captação de Água
- Estada Vicinal de Bueno de Andrada

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara