CTA investe, mas população reclama do transporte público

A Companhia Tróleibus de Araraquara (CTA) coloca nas ruas, no próximo dia 24, dez novos ônibus no valor de R$ 260 mil cada. Mas o investimento pode ainda não ser suficiente para acabar com as reclamações de usuários acerca da demora nos pontos e no Terminal Central de Integração (TCI), pois as novas unidades não atenderão os horários de maior pico (entre as 7 e as 9 horas e das 17 às 19 horas).

A acompanhante de idosos Rosa Maria Moraes usa o serviço neste horário com regularidade e conta que chega a esperar 40 minutos no Terminal.

O diretor administrativo da CTA, Marcio Santos, diz saber da demanda e, por isso, acredita que os investimentos não param por aí. "Temos programada a compra de mais carros para o ano que vem, além da reforma dos carros antigos", adianta. Segundo a assessoria de imprensa da CTA, cada reforma não sai por menos de R$ 5 mil. Além disso, no próximo dia 16, haverá um concurso para a contratação de pessoal. "Inicialmente, serão 16 novos motoristas e 20 cobradores. Posteriormente, chamaremos pessoas para a manutenção", diz Santos.

Segundo ele, já existem carros extras correndo nos horários de grande demanda e os novos ônibus devem melhorar o serviço. "Ainda não decidimos as linhas, mas queremos melhorar principalmente a espera dos passageiros da periferia", conta.

Atributos
Segundo Márcio Santos, da CTA, os novos ônibus contam com vários sistemas de segurança e vagas para portadores de necessidades especiais — que, quando cadastrados, não pagam pelo serviço, assim como ocorre em micro-ônibus e vans especiais.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara