Jornal de Araraquara faz matéria com "ar de preconceito"


O Sim News de Araraquara publicou em seu jornal impresso de ontem (07/10/11) uma matéria com o título "Comércio avança e chega à periferia" e com a foto principal de lojas da Rua Antônio Honório Leal no Vale do Sol e que lá foi publicado como Rua Antônio Onofrio Leal. Até ai tudo bem, mas lendo a matéria você vê claramente frases que se tornam ridículas:
"Quem não tem o costume de dar uma boa volta pelos flancos de Araraquara não imagina a força de expansão comercial no chamado extremo periférico, onde a cidade termina e começa a região rural." Bem, pelo que eu sei, o bairro Vale do Sol não fica no extremo periférico, muito menos em região rural. Isso deveria servir mais para o comércio que está se concentrando no Jardim Botânico onde também situa os bairros Cambuy e o Dahma, mas é claro que não foi citado, são bairros de classe média e não podem ser "taxados" como periferia, pois em Araraquara periferia é sinônimo de pobreza, se fosse postado isso nessa matéria, com certeza eles teriam que refazer a matéria pedindo desculpas pois a população desses bairros não aceitariam. Isso ocorre também com a Vila Harmonia que fica ao lado de uma fazenda, saída para Bueno de Andrade, mas claro que não, o "manda-chuva" do jornal mora lá, mas ele esqueceu o bairro que morava anos atrás.
O Vale do Sol fica próximo ao shopping mais movimentado da cidade "Jaraguá" e também tem acesso rápido à Avenida 36, sem falar na Universidade Paulista UNIP. Ambos você pode ir à pé sem gastar muito tempo, imagina de carro então.
Apesar de muitos não quererem, Araraquara cresceu sim, temos um comércio bom pelos bairros da cidade. Querem fazer uma matéria sobre isso é muito bom, mostra que a cidade está em constante transformação. Mas fazer uma matéria utilizando apenas 1 bairro e ainda dizer "que o comércio está se expandindo?" como assim? no Vale do Sol existe comércio desde a época em que a rádio Morada do Sol ficava aqui, apenas aumentou a quantidade. É preciso saber escrever uma matéria, e não usar frases e palavras "taxativas". Voltando ao Vila Harmonia, sempre teve padaria, farmácia, pet shop, mercadinho entre outros, mas também tem concentração de chácaras, fazenda, animais como gados e cavalos. No Jardim Botânico que é mais periférico ainda que o Vila Harmonia, encontramos a mesma situação, o Dahma apesar de ser condomínio fechado fica no meio do mato, com apenas 1 saída, e o Cidade Jardim então, além de tudo, existe a discriminação do bairro Maria Luiza que segundo dizem, estavam querendo bloquear a passagem entre os mesmos,para a população do Maria Luiza não ter mais acesso ao bairro devido a diferença sócio-economica entre bairros.

Queremos deixar bem claro que não temos nada contra nenhum desses bairros citados acima, são bairros bonitos, mas também sem uma estrutura boa, semelhante ao Vale do Sol, Cecap, Iguatemi entre outros, apenas para esclarecer que a matéria do jornal está sendo muito fraca e incompleta, sem falar que em pleno 2011, sinceramente, essa matéria nem deveria existir, que para nós do Araraquara Hoje cheira como "encher linguiça" por não ter matéria para ser publicada. O leitor quer algo que interesse a ele, pois não vai demorar muito e voltaremos a ver que no bairro X fulano de tal roubou uma galinha!!!
Quanto à Américo Brasiliense, não podemos falar nada a respeito, por ser outra cidade e diferente de Araraquara, com costumes diferentes.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara