Obras em escolas são adiadas para captação de mais recursos


A Elgel Eletricidade e Engenharia recebeu da Prefeitura mais 90 dias de prazo para finalizar a construção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio no Jardim Imperial, Região Sudeste, e da Escola de Ensino Fundamental no Jardim Altos de Pinheiros, Zona Leste.

A medida é uma manobra do poder público para, durante este novo prazo, conseguir recursos para terminar as duas unidades — a Secretaria Municipal de Obras diz que incluirá itens não constantes no projeto inicial para as áreas externas, como rampas de acesso para deficientes físicos e canteiros de flores entre outras.

A Secretaria Municipal de Obras garante que elas estarão prontas até o início do próximo ano letivo.

Juntas, as duas unidades vão oferecer mais 2 mil vagas e receberam R$ 4.921.337,78 em recursos estaduais oriundos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O valor necessário para esses novos itens, no entanto, não foi divulgado.
Problemas

A obra no Jardim Imperial já teve seus contratempos. Em abril, 13 funcionários da Elgel Eletricidade e Engenharia interromperam suas atividades por falta de pagamento. O trabalho só foi retomado dias depois, quando o pagamento foi efetuado. Na época, a empresa disse que a Prefeitura não havia repassado a verba, o que foi rebatido pelo Governo Municipal.

Não houve problemas semelhantes na obra do Altos de Pinheiros, mas funcionários de outras obras da mesma empresa (veja detalhes ao lado) procuraram a reportagem na semana passada para reclamar de atrasos nos salários.

O convênio para a construção das duas unidades foi firmado em novembro de 2009, em convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
2 mil
estudantes serão atendidos nas Escolas do Jardim Imperial e Jardim Altos de Pinheiros, a partir do próximo ano letivo
IQ teve problemas com construtora

No último dia 19 de outubro, funcionários da Elgel Eletricidade e Engenharia interromperam seus trabalhos por falta de pagamento - os salários foram pagos com atraso de pelo menos oito dias. A empresa alegou problemas com a greve dos bancos e chegou a ser acionada pela Unesp depois que o problema veio a púlico
Piloto
A Escola Estadual do Jardim Imperial foi uma das 21 escolhidas pelo Governo Estadual para ter período integral no Ensino Médio de maneira experimental. A unidade terá, a partir de 2012, atividades de capacitação profissional no currículo
Outro lado

Ainda não há valores em estudo

O secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, explica que o montante destinado a cada escola não foi suficiente para suprir necessidades de acesso a portadores de necessidades especiais nas entradas e para detalhes como jardineiras.

A mudança da data de entrega foi pedida porque, se houvesse a finalização do projeto, não haveria tempo para o Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) analisar estas novas solicitações arquitetônicas.

Ainda de acordo com Rozatto, os valores necessários para a instalação dos itens não foram levantados. "Só podemos fazer um projeto, com o aval da Fundação e só depois que eles analisarem o pedido de novos recursos. Não tenho nem como divulgar previamente este valor."

O secretário explica que, além das instalações para pessoas com deficiências, ainda existe a necessidade de outras adaptações. "Listamos mais de 20 itens que não haviam sido previstos, mas são todos detalhes", garante.

Não há previsão de resposta do FDE para o aumento de verba solicitado.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara