São Carlos é 1ª do interior do Brasil a ter rede de alta velocidade

O prefeito Oswaldo Barba e o deputado federal Newton Lima (PT-SP) participaram na manhã desta segunda-feira, 10, do lançamento oficial da Rede Metropolitana de São Carlos, batizada de Rede Sanca. Realizada no Teatro Florestan Fernandes, a solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho e o Diretor Geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) Nelson Simões da Silva.
A conquista da Rede Metropolitana foi anunciada em 2007, quando Newton Lima era prefeito de São Carlos e Oswaldo Barba era reitor da UFSCar. Ambos conseguiram incluir São Carlos no sistema de rede de alta velocidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. "Foi uma batalha muito grande da nossa parte, pois essa rede estava restrita às capitais brasileiras", lembra Barba. "Felizmente tivemos êxito e agora podemos comemorar esse grande avanço para São Carlos melhorar ainda mais sua infraestrutura tecnológica", enfatiza o prefeito.
Na opinião do deputado, além de beneficiar universidades, instituições de pesquisa e a própria sociedade, a Rede Sanca, do ponto de vista de distribuição de dados, poderá atrair novos parceiros para o município. “Abre-se um campo extraordinário de alta velocidade na distribuição de dados. Fico muito feliz em ter plantado como prefeito, em 2006, essa semente. Hoje estamos dando um presente de pioneirismo a São Carlos, que é a primeira cidade do interior do Brasil a ter uma rede com tão alta capacidade de transmissão de dados”, destacou Newton Lima.
A Rede Sanca faz parte da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (rede Ipê). A Rede Sanca é a primeira rede de alta velocidade a ser inaugurada como parte do Programa de Expansão da Redecomep. Ela possui 27 quilômetros de extensão e interliga sete instituições em velocidade de 1 Gb/segundo.
O gerenciamento em São Carlos será feito por consórcio das seguintes instituições: UFSCar, líder do consórcio; USP; Embrapa Instrumentação e Pecuária Sudeste; Hospital-Escola; ParqTec; Unicep; Centro Municipal de Especialidades (CEME); Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), além de outras instituições em processo de interligação, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Paço Municipal, Parque Eco Tecnológico Damha, CPFL Paulista, entre outros.
Para a criação e implantação dos pontos, houve um investimento de R$ 780.000,00 oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, via RNP.
 
Cidade Digital
São Carlos já é considerada a 7ª cidade mais digital do País pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás (CPqD) graças aos serviços online que a Prefeitura oferece. O Governo Eletrônico da Prefeitura de São Carlos disponibiliza acessibilidade para mais de 80 serviços online, informações e transparência nas contas públicas, por meio do Portal da Transparência. Somente o Diário Oficial online já recebeu 400 mil acessos desde sua criação, em junho de 2009. Além dos serviços online via site, a Prefeitura mantém os Serviços Integrados do Município (SIM), com três unidades fixas e uma móvel.
"Recentemente implantamos mais dois importantes programas do Governo Eletrônico", ressalta Barba, referindo-se ao  Sistema de Informações Geográficas de São Carlos (SigaSC) - disponibiliza dados geográficos de São Carlos - e a Central de Atendimento em Saúde - faz a confirmação de consultas e exames do Sistema Público de Saúde do município.
De 2009 até agosto deste ano, o site da Prefeitura de São Carlos registrou 3 milhões de visitas, uma média de 5 mil acessos por dia, incluindo finais de semana. Entre as páginas mais visitadas estão os concursos públicos, Diário Oficial e serviços online.
As ações da Prefeitura para aprimorar o Governo Eletrônico já concederam ao município algumas premiações, como o prêmio "Prefeito Inovador" de 2009 e 2010, do Movimento Brasil Competitivo. Neste ano a cidade também foi contemplada com o "Prêmio TI & Governo" da Plano Editorial, empresa especializada em publicações tecnológicas. De 20 projetos premiados no país, São Carlos recebeu dois, um pela Rede Sanca e outro pelo Governo Eletrônico.
Já em 2006, o site da Prefeitura de São Carlos foi considerado o segundo melhor entre Prefeituras pelo ranking da Fundação Getúlio Vargas e, em 2007, uma pesquisa da USP avaliou com nível máximo, entre os sites de Prefeituras de São Paulo, o site da Prefeitura de São Carlos.

NOSSA OPINIÃO: 
"Enquanto Araraquara com a Internet Para Todos que não funciona bem, tem uma velocidade lenta e alguns sites são bloqueados, São Carlos mostra e ensina mais uma vez como uma cidade deve agir para se tornar uma grande cidade, não se importando com seu tamanho, pois mais uma vez São Carlos passa na frente de cidades como Ribeirão Preto, Campinas e Rio Preto, e é claro, como sempre acontece passou na frente de Araraquara. De que adianta uma cidade como Araraquara fazer tanto "auê" com essa internet que temos? São Carlos em silêncio mais uma vez acelerou e foi mais distante ainda. Araraquara é uma cidade que infelizmente está parada no tempo dos coronéis, de algumas pessoas com mente fechada e que NUNCA ACEITARÃO que a cidade evolua, não vai me admirar se amanhã ao invés de luzes nos postes, encontrarmos velas para iluminação, os carros serem proibidos e voltarmos ter cavalos e carroças nas ruas, os cavalos animais mesmos, aqueles de quatro patas e não como alguns que andam com duas "patas " e normalmente encontramos atrás de uma mesa na Rua São Bento ou outros atrás de um volante ou guidon de motos. Parabéns a administração de São Carlos, parabéns a toda a população, vocês sabem votar, quem sabe um dia Araraquara aprende com sua vizinha que agora podemos dizer que está anos-luz de distância"

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara