Aprovada a lei que proíbe garupa em motos


Na última terça-feira (21), a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o antigo projeto de lei de número 485, que proíbe garupas em motocicletas nos dias úteis da semana. Criado pelo deputado Jooji Hato, do PMDB, o projeto inclui a obrigatoriedade da fixação do número da placa da moto no capacete e em coletes. O infrator que não cumprir as determinações, será punido com uma multa de R$ 130,00.

Para entrar em vigor, o projeto de Hato precisa apenas da assinatura do governador Geraldo Alckmin. Sendo aceito, será implantado nas cidades paulistas com mais de 1 milhão de habitantes.

Segundo o deputado, a lei visa diminuir a quantidade de assaltos na cidade, além de reduzir o número de acidentes. Hato acredita que a maior parte dos assaltos com motos acontece com garupas. “O policial vendo dois na moto já aborda. Quero ver se os marginais vão assaltar a pé, de bicicleta ou de carro”, conclui o deputado.

De acordo com o especialista em trânsito, Maurício Januzzi, o projeto de lei não deve ser aprovado porque é inconstitucional e as pessoas tem o direito de ir e vir com quem elas queiram na garupa.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara