Araraquara recebe prêmio nacional de cidade sustentável

O prefeito Marcelo Barbieri recebeu em Brasília no dia 17, o Prêmio "As 100 cidades mais sustentáveis do Brasil", conferido pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil (ANPV), com o apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Araraquara foi selecionada a partir de uma pesquisa de avaliação sócio administrativa para a formação do Ranking Oficial da ANPV com as 100 cidades mais sustentáveis do Brasil. A pesquisa levou em conta os índices de desenvolvimento nas áreas de Saneamento, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana.
Durante o ato, realizado na sede do Senado, o prefeito Marcelo Barbieri recebeu, além do prêmio pelo desempenho da cidade, uma placa de homenagem de "Excelência em Gestão", em reconhecimento pela aplicação de boas práticas administrativas de sustentabilidade urbana e de valorização do funcionalismo municipal.
"Esse prêmio é uma conquista de Araraquara e demonstra que há um reconhecimento nacional pela boa gestão que está sendo empreendida no município", afirmou o prefeito. Segundo ele, a cerimônia de entrega do prêmio também foi uma importante manifestação em defesa dos municípios pelo aumento dos repasses dos governos estaduais e Federal.
"Os municípios vêm sofrendo com a falta de recursos e com o aumento de suas atribuições e responsabilidades. Mesmo diante dessa realidade, Araraquara tem conquistado posição de destaque em âmbito nacional, como o índice Firjan, que colocou a cidade na terceira posição do ranking em qualidade de vida, e a reportagem da revista Veja, em que Araraquara figura na segunda colocação entre as cidades com as melhores coberturas de saneamento", assinalou o prefeito Marcelo, que destacou, também, os dados do IBGE que apontam queda do analfabetismo na cidade.
Entre os critérios utilizados para a pesquisa estão a prevenção e implementação de políticas contra as drogas; o espírito de empreendedorismo do atual prefeito, seu dinamismo e adoção de orçamento participativo; eficiência e gerenciamento estratégico, com boas práticas; implantação de programas de capacitação e geração de empregos para os jovens; vocação educadora da administração do município; implantação de redes sociais para benefícios dos mais humildes; controle efetivo de gastos e transparência na aplicação dos recursos, cumprimento à lei de responsabilidade fiscal; ações efetivas para redução da mortalidade infantil; cumprimento de metas nas áreas da saúde e educação; implantação do projeto Pronasci, resultando na diminuição do índice de criminalidade.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara