Deficientes sofrem com obstáculos nas ruas de Araraquara

Enquanto Araraquara prepara-se para receber a Caravana da Inclusão, que pretende fomentar as discussões sobre politicas públicas para pessoas com deficiências, representantes da classe afirmam que a cidade não precisa de mais ideias, mas sim de verba para colocar as propostas em prática.

Entre os maiores problemas de mobilidade apontados por membros da União dos Deficientes Físicos de Araraquara (Udefa) e Associação para o Apoio e Integração do Deficiente Visual (PARA-DV) estão prédios de órgãos públicos, como delegacias e museus da cidade, sem rampas de acesso. Eles reclamam que o elevador do Fórum está constantemente quebrado e as lojas da região central, em sua maioria, têm degraus na entrada.

O presidente da Udefa, César Augusto Ferreira, fala do acesso aos estabelecimentos comerciais. "Nenhuma loja segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mas como esses comerciantes não querem o meu dinheiro, faço tudo nos shoppings. Ali não temos problemas para estacionar, nem para entrar nas lojas. Sem falar que temos banheiro adaptado."

O aposentado Gilmar Pitanga reclama da altura do asfalto feito recentemente em ruas do Centro — a camada ficou acima da rampa de acesso às calçadas. "Não dá para o cadeirante passar."

Secretaria organiza evento
A Coordenadoria da Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência disse que não poderia responder aos questionamentos das pessoas com deficiência devido à organização do evento do Governo do Estado.

Leis em prol dos deficientes
Lei 8.899/94 - Concede passe livre às pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual.
Decreto 3.691/2000 - Regulamenta a Lei 8.899, de 29 de junho de 1994, que dispõe sobre o transporte de pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual.
Constituição Federal - (artigo 7º) inciso XXXI - proíbe qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência.
Lei 10.845/04
Institui o Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência.
Lei 11.129/05
Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara