Secretária vai analisar balanços fornecidos pela Santa Casa

A secretária da Saúde de Araraquara, Maria Regina Barbieri, vai analisar, a partir de amanhã, dados fornecidos por auditoria que quantificou as internações deste ano da Santa Casa. "Precisamos revisar esses números para tomar qualquer decisão", disse.

A verificação, realizada por técnicos da Prefeitura, está prevista em contrato firmado entre as partes — Prefeitura e Santa Casa — em fevereiro. O documento exige que a auditoria aconteça a cada três meses, mas, nos últimos seis, só foi realizada uma vez.

O resultado dessa análise, segundo a secretária, será apresentado em audiência pública da Câmara que seria na semmana que vem, mas foi antecipada para sexta-feira, depois de reunião entre os vereadores João Farias (PRB) e Aluísio Braz (PMDB), o Boi, com o provedor da Santa Casa, Valter Curi Rodrigues.

Curi defende, porém, que o gestor da saúde na cidade — no caso, a Prefeitura — precisa solicitar aos governos Estadual e Federal aumento do teto do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o SUS repassa ao município R$ 1 milhão para cobrir as internações hospitalares.

"O hospital não interna ninguém por conta própria. Apenas recebemos a demanda encaminhada pela Prefeitura. Os gestores é que devem solicitar esse aumento de teto", afirmou Curi Rodrigues.

Teto
A secretária Maria Regina afirma que tem buscado o aumento do teto. "Estamos buscando com os governos a ampliação do valor pago por internações, mas dependemos de um cálculo feito pela Saúde do Estado", afirmou.

A secretária não antecipa, porém, se existe a possibilidade de a pasta revisar os valores repassados mensalmente ao hospital, nem mesmo, se vai assumir dívida de R$ 4 milhões que a Santa Casa alega ter acumulado nos últimos anos.

Cirurgias eletivas não são realizadas há 27 dias
A Santa Casa de Araraquara não realiza, desde de 18 de outubro, nenhuma cirurgia eletiva após a publicação de uma nota da Secretaria de Saúde em que o órgão garantia não haver atrasos nos repasses para o hospital, no dia 17.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara