Encontro Regional das Águas celebra Oxum no Pinheirinho


No próximo domingo (12), no Parque Pinheirinho, será realizado o 6º Encontro Regional das Águas, das 8h às 12h. O evento, realizado pela Prefeitura de Araraquara – por meio da Coordenadoria Executiva Especial de Promoção da Igualdade Racial - tem entrada gratuita.
Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, acredita que o Encontro Regional das Águas é uma oportunidade de fortalecer as religiões de matrizes africanas e proporcionar uma maior integração entre os adeptos. “É mais uma quebra de barreiras no sentido de desmistificar a religiosidade afro e, Araraquara, mais uma vez, dá o exemplo da respeitabilidade a todas as religiões”.
O Encontro que celebra Oxum, a orixá das águas doces, filha de Oxalá e Iemanjá – é aberto a pessoas de todas as religiões interessadas em prestigiar as atividades e conhecer mais sobre os rituais de oferendas praticados nas religiões de matrizes africanas. “Este evento marca o início das atividades que serão realizadas durante o ano, preconizando a união e a paz”, comenta a coordenadora.
Para ela, é fundamental combater a intolerância religiosa, respeitando os cidadãos e promovendo a igualdade, independente de cor, raça e religião. “Só assim seguiremos seriamente em nosso propósito que é o de uma Araraquara sem preconceitos”.
É esperada a participação de aproximadamente 30 terreiros de umbanda e candomblé de Araraquara e várias cidades da região. O Encontro das Águas tem como objetivo a aproximação dos terreiros participantes.

Cerimônia
Inicialmente, cada terreiro fará os seus trabalhos separadamente. Às 11h30 todos se juntam em frente ao palco para a grande homenagem a Oxum. Neste momento, os filhos de fé cantam pontos de Oxum e fazem seus pedidos e oferendas, em um balaio, à Rainha das Águas Doces.
Cada terreiro terá um espaço, localizado na beira de um dos lados da lagoa. Desta prainha sairá o balaio, carregado pelos seus filhos, para oferecer a Oxum. Entre os presentes oferecidos devem estar: bonecas, doces, frutas, perfumes, pedidos, flores e bijuterias douradas. Cantigas em homenagem a Oxum também compõem a programação.
Vale destacar que, após o evento, a partir das 14 horas, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart realizam, no Parque Pinheirinho, o “Carnaval de Praia”. As atrações do programa são as bandas musicais: Jeito de Samba e Conexão S/A, além da animação da Corte do Carnaval Para Todos 2012.
Oxum
Na mitologia dos orixás, Oxum é filha de Oxalá e Iemanjá, segunda mulher de Xangô, e uma das figuras mais belas do panteão ioruba. Oxum é a deusa da beleza, da vaidade, da fertilidade, da riqueza e do amor, personificando a feminilidade. Vaidosa e sensual, Oxum carrega um espelho para admirar a própria beleza, e gosta de colares, jóias e perfumes.
De acordo com a mitologia, quando todos os orixás chegaram à Terra, as mulheres não podiam participar das reuniões deliberativas. Oxum, então, revoltou-se e mostrou seu poder tornando todas as mulheres estéreis, secando as fontes e fazendo a terra improdutiva. Seus domínios são águas doces que irrigam e fertilizam os campos e o ouro.
No sincretismo religioso está associada à Nossa Senhora das Candeias e à Nossa Senhora Aparecida.

SERVIÇO:
6ª Encontro Regional das Águas
Data: domingo (12/02)
Horário: das 8h às 12h
Local: Parque Pinheirinho (no final da Avenida Francisco Vaz Filho s/n° - Jd. Pinheiros)
Informações: Centro de Referência Afro (Av. Duque de Caxias, 660 – fone: 3333-2035)
Grátis

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara