Prefeitura de Araraquara não consegue contratar médicos por concurso público

NGA-3
 Por Luiza Pellicani / Tribuna Impressa

A Prefeitura de Araraquara está com dificuldades para contratar médicos. No último concurso, realizado em outubro de 2011, nenhum profissional se inscreveu para as vagas.

O problema, na verdade, vem sendo enfrentado pela administração municipal desde o início de 2011.

O concurso aberto em outubro vislumbrava a contratação de profissionais para 11 cargos diferentes; para a área médica, eram procurados neurologistas, psiquiatras e radiologistas. Nenhuma das especialidades teve inscritos.

O número de vagas para cada especialidade não foi divulgado porque, segundo a Prefeitura, os candidatos são chamados de acordo com a classificação nas avaliações, o que varia de acordo com a demanda da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária de Saúde, Regina Barbieri, lamenta a falta de interessados. "Infelizmente, não tivemos nenhum inscrito. Um novo concurso deve ser aberto nos próximos meses, mas essa parte depende do departamento administrativo da Prefeitura."

A secretária ainda garante que não há falta de profissionais na rede, nem prejuízos para o atendimento aos paciente, apesar de haver uma vaga disponível para atendimento de neurologista clínico na unidade Núcleo de Gestão Assistencial (NGA3), em funcionamento no antigo PS Central.

Contratação para PSF também é difícil
A Secretaria Municipal da Saúde também vem encontrando dificuldades para contratar médicos para o Programa de Saúde da Família (PSF) - em oito concursos, apenas cinco profissionais foram contratados. Em setembro, para facilitar a contratação, o edital foi alterado. Antes, apenas profissionais com titulação poderiam participar do concurso; depois, especialistas puderam inscrever-se.


A média de salários para os médicos especialistas oferecidos pela Prefeitura de Araraquara é de R$ 9 mil.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara