Motoristas questionam recapeamento na Vicinal de Bueno

As obras de reparo e recapeamento da Estrada Vicinal Graciano Ressurreição Affonso (ARA-080), que liga Araraquara a Matão, estão sendo questionadas por usuários da via e moradores da região. O que causa estranhamento entre os motoristas é que a empresa responsável pelo trabalho, em alguns pontos, está tapando buracos e retirando ondulações e não fazendo o recapeamento.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, esse é apenas o trabalho inicial da empresa para depois fazer o recapeamento.

O aposentado José Mathia Jacon, de 67 anos, é uma das pessoas que questionam a forma como o recapeamento da vicinal está sendo feito. "Eu nunca vi isso na minha vida. Estão fazendo uma obra para ter acidente no futuro", reclama.

Jacon mora há seis anos na Chácara Flora. Antes, ele morava em São Paulo e mudou-se para cá para "viver uma vida mais tranquila no Interior". "Estão tapando apenas os buracos; não estão recapeando nada. O Japão teve um tsunami e reconstruiu a ponte em uma semana. Será que não temos essa competência também?", pergunta.
Obras

As obras começaram em 22 de março e têm previsão de conclusão em 90 dias, ou seja, no final de junho. Neste período, devem ser recuperados 16,6 quilômetros da vicinal, segundo determinação do Ministério Público.

A verba tem investimentos do Governo do Estado na ordem de R$ 3,1 milhões. O Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo (DER) forneceu o material para o recapeamento e o Município arca com a mão de obra e os equipamentos necessários.
Desvios

Estão sendo instaladas em toda a extensão da via três rotatórias para facilitar o fluxo de veículos. Por isso, os motoristas devem ficar atentos aos desvios por estrada de terra. O maior trecho no sentido Araraquara-Bueno de Andrada vai do Condomínio Flamboyant ao Clube Banespinha. Na volta o trecho é menor e passa ao lado da via em recuperação.
Trabalho é feito de forma correta

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, os trabalhos executados na Vicinal da Coxinha estão sendo executados de forma correta.

Rozatto explica que, na primeira etapa, a base da via está sendo recuperada para a aplicação da capa asfáltica, que irá recuperar a estrada e atender a uma antiga reivindicação dos usuários.

A Leão Engenharia está atuando na recuperação das bordas e nivelamento do solo. "Temos de ter esse tipo de cuidado, porque a via ficou muito tempo sem receber melhorias. Depois que todos os problemas forem sanados, a via vai receber uma camada de quatro centímetros de asfalto de qualidade", explica.

A obra, ainda segundo Rozatto, está dentro do prazo, e tem mais 60 dias para a conclusão total.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara