Araraquara homenageia heróis da Revolução de 1932

Tribuna Impressa - Araraquara
Araraquara homenageou, na manhã desta segunda-feira, os heróis da Revolução de 1932, data em que os paulistas pegaram em armas para lutar pelo regime democrático no País.

As comemorações ocorreram em frente ao monumento ao Soldado Constitucionalista, na Fonte Luminosa, e contou com a participação do Tiro de Guerra (TG), Polícia Militar (PM), escoteiros e autoridades locais.

Thyrso de Almeida Leite, de 99 anos, foi um dos 540 homens que Araraquara enviou para o combate de 1932. "Foi uma honra poder ter participado da Revolução. Foi a melhor coisa que eu fiz durante toda a minha vida. Inesquecível", explica o ex-combatente, que relembra: "no final, embora derrotados, sentíamo-nos vencedores".
Mais de 50 crianças, pertencentes ao Grupo Escoteiro de Araraquara (GEA), estiveram presentes nas comemorações. "Para nós, esta data é extremamente importante, pois muitos escoteiros contribuíram ativamente com a Revolução, principalmente como mensageiros", explica José Luís Torquato, diretor presidente do GEA.

A Revolução
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento que ocorreu entre julho e outubro daquele ano, com o objetivo de derrubar o governo do presidente Getúlio Vagas, que havia assumido a presidência em 1930.
Na época, com amplos poderes, Vargas chegou a fechar o Congresso Nacional, além de abolir a Constituição e depor todos os governadores. Descontente, a população deu início a protestos e manifestações. Em 9 de julho, a Revolução eclodiu sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias.
O levante estendeu-se até o dia 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários foram derrotados pelas tropas do Governo. Mais de 35 mil paulistas lutaram contra 100 mil soldados de Getúlio Vargas. Quase 900 pessoas morreram nos combates. Getúlio permaneceu no poder até 1945, porém, em 1934 era promulgada uma nova Constituição, dando início a um processo de democratização. Sinal de que o sangue paulista não havia sido derramado em vão.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara