Horário de pico triplica o tempo dos araraquarenses no trânsito

Matéria originalmente do Jornal Tribuna Impressa de Araraquara.

Durante horário de pico, por volta das 18h30, a reportagem chegou a demorar cerca de 40 minutos para percorrer um trajeto de 6,9 km. Este tempo é três vezes maior que o necessário para fazer o mesmo percurso em condições de baixo fluxo de veículos. (confira o trecho completo no infográfico acima)

Partindo da sede do jornal, localizada na Avenida Bento de Abreu, na Fonte Luminosa, às 18h40, a equipe seguiu pela Alameda Rogério Pinto Ferraz até chegar à Via Expressa. Passou pelo balão das Roseiras, até a Vila Xavier. Trafegou pela Alameda Paulista até atingir a Padre Antônio Cesarino, às 18h58. Cruzando o viaduto da Barroso, a reportagem retornou à Expressa, chegando, finalmente, no balão da Sete de Setembro, às 19h19.

A Tribuna fez este mesmo trajeto em um horário com pouco fluxo de veículos, por volta das 10h, e levou aproximadamente 13 minutos entre um ponto e outro.
Melhorias urgentes

De acordo com o especialista em trânsito e professor da USP de São Carlos José Bernardes Feléx os governantes de Araraquara precisam pensar, urgentemente, em soluções para os pontos de engarrafamento da cidade. "O ideal seria construir um viaduto que ligasse a região do balão da ALL com a Vila Xavier, para desafogar o trânsito das Roseiras", sugere.

Para Feléx, as melhorias na rotatória das Roseiras são medidas que amenizarão o problema por algum tempo, mas não o solucionará. "As obras feitas no local foram pontuais. Porém, a duplicação do viaduto da Vila seria a obra mais correta para aquela região", analisa.
O viaduto da Avenida Barroso, segundo Feléx, não possui alças de acesso, o que diminui sua praticidade. "Para construir as alças e fazê-lo funcionar corretamente seria preciso desapropriar algumas áreas", comenta.

Já no balão da Sete, o especialista propõe uma reestruturação na sinalização das ruas paralelas à Via Expressa. "Aqui, o problema pode ser resolvido por meio de ações do departamento de Trânsito, viabilizando o tráfego das ruas paralelas à Expressa", relata Feléx, que finaliza: "Todas essas mudanças, entretanto, devem colocar os pedestres como prioridade."

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara