Matéria originalmente do Jornal Tribuna Impressa de Araraquara.
Durante horário de pico, por volta das 18h30, a reportagem chegou a
demorar cerca de 40 minutos para percorrer um trajeto de 6,9 km. Este
tempo é três vezes maior que o necessário para fazer o mesmo percurso em
condições de baixo fluxo de veículos. (confira o trecho completo no
infográfico acima)
Partindo da sede do jornal, localizada na Avenida Bento de Abreu, na
Fonte Luminosa, às 18h40, a equipe seguiu pela Alameda Rogério Pinto
Ferraz até chegar à Via Expressa. Passou pelo balão das Roseiras, até a
Vila Xavier. Trafegou pela Alameda Paulista até atingir a Padre Antônio
Cesarino, às 18h58. Cruzando o viaduto da Barroso, a reportagem retornou
à Expressa, chegando, finalmente, no balão da Sete de Setembro, às
19h19.
A Tribuna fez este mesmo trajeto em um horário com pouco fluxo de
veículos, por volta das 10h, e levou aproximadamente 13 minutos entre um
ponto e outro.
Melhorias urgentes
De acordo com o especialista em trânsito e professor da USP de São
Carlos José Bernardes Feléx os governantes de Araraquara precisam
pensar, urgentemente, em soluções para os pontos de engarrafamento da
cidade. "O ideal seria construir um viaduto que ligasse a região do
balão da ALL com a Vila Xavier, para desafogar o trânsito das Roseiras",
sugere.
Para Feléx, as melhorias na rotatória das Roseiras são medidas que
amenizarão o problema por algum tempo, mas não o solucionará. "As obras
feitas no local foram pontuais. Porém, a duplicação do viaduto da Vila
seria a obra mais correta para aquela região", analisa.
O viaduto da Avenida Barroso, segundo Feléx, não possui alças de acesso,
o que diminui sua praticidade. "Para construir as alças e fazê-lo
funcionar corretamente seria preciso desapropriar algumas áreas",
comenta.
Já no balão da Sete, o especialista propõe uma reestruturação na
sinalização das ruas paralelas à Via Expressa. "Aqui, o problema pode
ser resolvido por meio de ações do departamento de Trânsito,
viabilizando o tráfego das ruas paralelas à Expressa", relata Feléx, que
finaliza: "Todas essas mudanças, entretanto, devem colocar os pedestres
como prioridade."