Araraquara inicia combate às queimadas


Terá início neste sábado (7), às 8h, no Tiro de Guerra, a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas Urbanas. A ação é uma realização da Defesa Civil de Araraquara em parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A campanha engloba a realização de ações preventivas, principalmente nos bairros mais afetados, por meio da distribuição de folhetos explicativos referentes às conseqüências das queimadas, além de palestras educativas nas escolas.
O objetivo é motivar a população a denunciar os focos de queimadas urbanas e, principalmente, orientar para que não provoquem queimadas em terrenos próprios ou de vizinhos, explica o coordenador da Defesa Civil, Edson Alves. "Todos os anos as queimadas urbanas têm sido um problema sério para os moradores, para o município e para o meio ambiente", ressalta.
 A queimada urbana é crime ambiental proibida pela legislação federal (Art. 54 da Lei de Crimes Ambientais) e pelo Código de Posturas do Município. A prática é responsável por grande parte da poluição de Araraquara e traz conseqüências graves, como a redução da umidade relativa do ar e problemas respiratórios.
 "As chamas também põem em perigo as linhas de distribuição e transmissão de energia elétrica. Há ainda o risco de o fogo se espalhar até as casas vizinhas", alerta Alves.
 Em 2010, a Defesa Civil de Araraquara registrou 286 incêndios em terrenos baldios e 120 ocorrências em matas. De janeiro a abril deste ano, foram contabilizados 55 atendimentos às ocorrências de incêndio em terrenos baldios e 19 incêndios em matas.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara