Saúde amplia a faixa etária para vacinação contra o HPV



Com a existência de doses remanescentes da vacina contra HPV em Araraquara, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu ampliar a faixa etária contemplada com a vacinação. Agora, mulheres entre 10 e 25 anos idade podem tomar a vacina, até o fim do estoque.
Para tanto, é necessário procurar os postos de saúde o quanto antes para receber a primeira dose da vacina e garantir as doses subsequentes. As salas de vacina do município funcionam das 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira.


O QUE É O HPV?
Verrugas no hálux.

 Vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma virus) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.
A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, mas algumas desenvolverão alterações que podem evoluir para cancro. O exame de rastreio para diagnóstico destas alterações é a citologia cervical ou Papanicolau. A infecção também pode ocorrer no homem e, embora as manifestações clínicas sejam menos frequentes do que na mulher, estima-se que 50% da população masculina esteja infectada pelo virus. 



Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara