Umidade em Araraquara chega a 9% e registra clima de deserto

A umidade relativa do ar em Araraquara ontem (05) chegou a níveis críticos entre às 14 e as 17 horas de. De acordo com a Defesa Civil, nas três faixas de horário a umidade relativa do ar chegou a 9%.

O índice é o menor registrado neste ano e entra no nível de emergência, quando todas as atividades a céu aberto, entre as 10 e as 16 horas, devem ser canceladas.
A baixa umidade do ar ontem não foi exatamente uma surpresa. Durante todo o mês de agosto, houve 16 dias com índice em estado de atenção, ou seja, abaixo dos 30%, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Em sete dias, a umidade variou entre 15% e 19%, e em outros nove ficou entre 21% e 28%. E a previsão para os próximos dias não é das melhores. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) apontam apenas 5% de possibilidade de chuva.
Seguindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para quando a umidade fica abaixo de 10%, a Defesa Civil de Araraquara emitiu um alerta de estado de emergência para que a população se conscientize dos riscos a que está exposta e prepare-se para as condições do tempo.



Orientações
Edson Alves, coordenador da Defesa Civil recomenda que a população se mantenha informada sobre a umidade e não provoque queimadas urbanas.

Segundo a OMS, quando a umidade atinge níveis de emergência, se deve evitar atividades ao ar livre e utilizar umidificadores de ar, bacias com água ou toalhas molhadas para refrescar os ambientes.

As orientações médicas para o período de seca são ingerir ao menos três litros de água por dia, além de tomar sucos naturais frescos e água de coco. Também é necessário utilizar soro fisiológico para hidratar os olhos e narinas.

A população também deve evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes e evitar locais fechados com grande aglomeração de pessoas.

Os cuidados com idosos e crianças devem ser redobrados porque eles estão mais sujeitos às complicações do tempo, como viroses e doenças respiratórias.



Combate ao fogo

No final de semana, o Corpo de Bombeiros trabalhou em 14 focos de incêndio em Araraquara. Em comparação com o último final de semana de agosto, houve redução de queimadas, já que no período foram registrados 30 focos.

Apesar da umidade, ontem se registraram apenas dois casos de incêndio, um deles na Rua João Gurgel, na Vila Yamada, Zona Noroeste da cidade.

De acordo com Edson Alves, da Defesa Civil, queimada urbana é proibida pela legislação federal e pelo Código de Posturas do município.
Denúncias de incêndio podem ser feitas pelo telefone (16) 3301-9000.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara