O Google abriu nesta segunda-feira (13) as inscrições para a segunda
edição do programa de estágio do Google Brasil, o Google Business
Internship Program.
Podem se inscrever estudantes universitários que concluirão a graduação
em dezembro de 2012, nos cursos de humanas e exatas, e tenham domínio
do idioma inglês e português nas formas oral e escrita.
O candidato deve ainda ter disponibilidade de fazer o estágio em São Paulo de julho a dezembro.
Ao todo serão oferecidas 30 vagas para o escritório do Google em São
Paulo, nas áreas de vendas, marketing, comunicação, estratégia e
planejamento, desenvolvimento de novos negócios e recursos humanos, com
duração prevista de cinco meses e oportunidade de efetivação.
As inscrições devem ser feitas por meio deste link até
12 de março. Mais informações sobre o Google Business Internship
Program podem ser obtidas pelo site www.google.com/students.
Após a inscrição no programa, os candidatos selecionados devem passar
por uma entrevista online com a Companhia de Talentos, seguido de um
teste oral de inglês, e por último, entrevistas no escritório do Google
em São Paulo.
A primeira rodada de entrevistas via telefone ou por email será de 22
de março a 12 de abril. O teste oral de inglês será de 26 de março a 16
de abril. As entrevistas no escritório serão de 25 de abril a 25 de
junho. O programa está previsto para começar em 16 de julho.
“Estamos muito contentes com os resultados da primeira edição do
programa de estágio, que além de ajudar a revelar diversos talentos
dentro da empresa ainda teve cerca de 60% de efetivação”, diz Monica
Santos, diretora de RH do Google para a América Latina. “Para este ano,
nossa meta é realizar cerca de 400 entrevistas online e então selecionar
90 candidatos para participar das etapas finais que serão realizadas na
sede do Google Brasil.”
De acordo com Monica Santos, no ano passado foram oferecidas 25 vagas e
15 estagiários foram efetivados. A empresa estuda ainda efetivar mais
pessoas. A maioria das efetivações foi em áreas correlatas em que os
estagiários estavam atuando. Foram mais de 3,5 mil inscrições.
Candidatos de todo o país podem participar. De acordo com Monica, a
triagem começa pelo currículo, que leva em conta atividades extras como
trabalho voluntário, participação no diretório acadêmico, organizações
de eventos como shows de rock e participação em atividades esportivas.
“Como o candidato não tem experiência profissional, queremos ver se ele
tem iniciativa e criatividade”, diz Monica.
Entre os critérios de escolha estão capacidade de se ambientar com a
cultura da empresa, vontade de aprender, ser motivado, criativo e
comunicativo e ter iniciativa.
A diretora de RH diz que participação em intercâmbio no exterior não é
critério de eliminação porque muitas pessoas não têm condições
financeiras para bancar esse estudo.
“O inglês é vital para nossas comunicações, os produtos, o mundo
globalizado leva a saber o inglês. Os estagiários participam de reuniões
periódicas em inglês. Mas estudar em uma boa escola já ajuda [a ter
conhecimentos], muitos estagiários não moraram fora, se tiver uma base
boa já vale, no dia a dia vai lapidando e desenvolvendo. Para os
funcionários são oferecidas bolsas de estudo para aperfeiçoar o inglês”,
diz.
Além da bolsa-auxílio, a empresa oferece uma série de benefícios, como
refeições no escritório do Google sem custos. Às quintas-feiras é
oferecido o happy hour, em que os estagiários e funcionários têm a
oportunidade de saborear refeições temáticas.