Primeiras impressões: Citroën C3 Picasso

Modelo chega nove meses após sua versão 'aventureira', o Aircross.
'Carro de família' oferece espaço, mas desempenho fica em segundo plano.


citroen c3 picasso (Foto: Divulgação)
C3 completa família Picasso
A família Picasso, da Citroën, ganha mais um integrante nesta quarta-feira-feira (24). Após Xsara Picasso, C4 Picasso e Grand C4 Picasso, chega às lojas o C3 Picasso – opção não 'aventureira' do Aircross.
Com preço sugerido a partir de R$ 47.990, o modelo produzido em Porto Real (RJ) chega equipado com o motor 1.6 16V flex de até 113 cavalos de potência (álcool) -o mesmo do C3 -, além de três opções de acabamento (GL, GLX e Exclusive) e duas de transmissão (manual de cinco marchas ou automática, de quatro).
Apresentado na Europa em 2009, o C3 Picasso é o típico ‘carro-família’. Entrega espaço, conforto, bom nível de acabamento e lista de equipamentos de série adequada, mas deixa em segundo plano o desempenho. Não por acaso, o perfil do comprador deste veículo prima pela racionalidade, de acordo com Nívea Ferradosa, diretora de marketing da Citroën. “O cliente deste carro é em sua maioria homem, casado, com filhos, e tem entre 35 e 55 anos”, revela.
tabela concorrentes c3 picasso (Foto: Arte G1)
A intenção da marca de origem francesa é comercializar entre 1.000 e 1.500 unidades por mês, sendo 10% do mix da versão de entrada GL, 60% da intermediária GLX e 30% da topo de linha Exclusive. Para isso, espera roubar alguns clientes de seus rivais Kia Soul, Fiat Idea e Honda Fit. Mas, até por uma proximidade de preço, o foco da Citroën está no Volkswagen SpaceFox, Nissan Livina e Chevrolet Meriva (veja a tabela).
Mais sóbrio que o Aircross
O G1 avaliou a versão GLX manual por aproximadamente 65 km, em São Paulo. Por fora, o modelo traz algumas diferenças visuais em relação ao modelo europeu e muito menos apliques plásticos em comparação ao Aircross, sua versão 'aventureira', lançada nove meses atrás.
A dianteira tem para-choque redesenhado com novas entradas de ar. Na traseira, o para-choque ganhou novo design e a tampa do porta-malas não carrega o estepe, como no ‘irmão’ desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro. Na lateral destacam-se a ampla área envidraçada e as rodas de 16 polegadas.
c3 picasso (Foto: Divulgação)Modelo é a opção não aventureira do Aircross (Foto: Divulgação)
Por dentro, o acabamento é sóbrio. Peças plásticas – e algumas emborrachadas – têm encaixes precisos e não apresentam rebarbas. O tecido (veludo) que reveste os bancos e o painel das portas é agradável ao toque. Destaque positivo para a ergonomia. Com regulagem de altura do banco do motorista e ajustes de altura e profundidade da coluna de direção, encontrar a melhor posição ao volante é simples. Ponto negativo apenas para o freio de mão, muito baixo.


c3 picasso (Foto: Divulgação)
Versão Exclusive tem GPS como opcional
O espaço é generoso para motorista e passageiros. Com 4,09 metros de comprimento, 2,54 metros de distância entreeixos e 1,72 metro de largura, o novo integrante da família Picasso leva confortavelmente cinco ocupantes. O porta-malas tem capacidade para 403 litros – 1.500 litros com os bancos rebatidos.
Desempenho
Rodando, o C3 Picasso é agradável – principalmente por se tratar de um veículo voltado para a família. Apesar dos 1.342 kg, o motor 1.6 16V flex oferece boas acelerações graças ao torque de 15,8 mkgf entregue a 4.500 rpm. As retomadas em baixas rotações, no entanto, deixam a desejar – uma característica comum dos propulsores 16 válvulas. Trafegando a 120 km/h, o conta-giros marca 3.750 rpm e o nível de ruído na cabine é baixo.
O câmbio tem engates preciso e agradáveis. A suspensão, por sua vez, é ligeiramente firme, causando certo desconforto em ruas com muitos buracos. Nas frenagens, o carro responde bem e apresenta leve inclinação da carroceria.

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