Atendimento a problemas respiratórios aumenta 50%

O clima seco e o fenômeno da inversão térmica agravam os problemas respiratórios nesta época do ano. Baixa umidade do ar, queimadas, ambientes fechados, ventilação reduzida e o contato com ácaros de roupas guardadas facilitam a propagação de infecções e alergias estimulando a ocorrência das doenças respiratórias. A secretaria de Saúde de Araraquara informa que o movimento nas unidades de saúde registra aumento em torno de 50% a 60% neste período do ano.
Ainda segundo a secretaria de Saúde, as doenças mais recorrentes nos postos de saúde nesta época são: asma, bronquite asmática, amidalite, otite e rinite alérgica.
De acordo com dados da Cetesb, o índice de qualidade do ar é de 62%. Teve dias em que a umidade relativa chegou a 30%. Tanto que este também é um período em que cresce a procura por aparelhos como inaladores e umidificadores de ar. “Aqui em outros períodos vendemos em média um umidificador por mês, agora são cerca de cinco por dia”, diz uma funcionária da Ortomed.
PneumoniaNesta estação a pneumonia, que é uma doença infecciosa causada pela inflamação dos alvéolos do pulmão, que se enchem de muco e líquidos, prejudicando a troca gasosa, é a principal causa de internação hospitalar no Brasil e também por óbitos.
A doença acomete com frequência idosos acima de 65 anos, mas pode afetar também crianças, jovens e adultos saudáveis.
Uma das formas de prevenção é manter as mãos sempre higienizadas, evitar locais aglomerados e o cigarro, que é mais um fator de risco para desenvolver a pneumonia.
É recomendado que se procure um médico assim que sentir sintomas como febre alta, secreção amarelada, dor no tórax, respiração ofegante e indisposição geral.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara