Proposta obriga portas giratórias em bancos de Araraquara

Por Marco Antonio dos Santos/Tribuna Impressa
O Presidente da Câmara de Araraquara, Aluísio Braz (PMDB), o Boi, protocola amanhã um projeto de lei que pretende tornar obrigatória a colocação de portas giratórias com detectores de metal em todas as agências bancárias da cidade.

Na semana passada, o Banco Itaú anunciou a retirada das portas em todas as agências do grupo, exceto para cidades nas quais a mudança é proibida por lei.
A determinação segue orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que afirma que as portas giratórias não são obrigatórias, pela legislação federal.

Já as agências da rede Bradesco, nunca fizeram uso das portas giratórias na cidade. De acordo com o vereador , a decisão do Itaú, pode ter respaldo legal, mas não é adequada à população.

"Se atualmente as pessoas são assaltadas logo que sacam o dinheiro e saem dos bancos, o que vai virar sem estas portas com detectores de metal?" O vereador conta que, na semana passada, socorreu um aposentado vítima de assalto.

Legislação parecida foi aprovada em Ribeirão Preto. "Em todos os municípios, todos estão preocupados, com o risco de um bandido entrar em banco", diz o parlamentar.

A proposta de lei foi analisada pela Assessoria Jurídica da Casa e vai a votação em plenário na próxima terça-feira. "Já temos os argumentos para solicitar para a aprovação do projeto."

Boi diz ter apoio do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) para que a lei seja sancionada.

Durante a semana que o projeto entra em tramitação na Câmara, o vereador vai procurar a direção dos bancos para saber quais os planos para a retirada das portas giratórias.
"Se a coisa está assim mesmo com portas giratórias, imagine se forem retiradas" Aluísio Braz (PMDB)



Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara