Câmeras começam a ser instaladas em Araraquara

Coronel Spera, encarregado do projeto, conversa com técnico durante a instalação de equipamento (Foto: Lucas Tannuri)
Coronel Spera é encarregado do projeto



O circuito de videomonitoramento por câmeras em Araraquara começou a virar realidade ontem. Cinco dos 25 pontos que terão o sistema de alta definição já receberam o equipamento. A instalação deve ser concluída até o final do mês com a realização dos primeiros testes.

O coronel José Antônio Spera, secretário municipal de Segurança Pública, confirma que a vigilância em ruas e avenidas da cidade terá início no próximo dia 6 de dezembro para marcar a abertura do horário especial de fim de ano do comércio.

Uma programação de instalação dos pontos já foi definida pela Secretaria. Ontem, foram colocados os postes de concreto com o sistema de câmeras e transmissão próximo à Rotatória da Avenida Domingos Zanin, em frente à Empresa Cruz; na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, entre o Pronto-Socorro e o Terminal Rodoviário; na Rotatória em frente à Companhia Tróleibus Araraquara (CTA), na Avenida Bento de Abreu; e, na Rotatória das Roseiras. "Tem todo um estudo para não atingirmos nenhuma rede de água", afirma Spera.

Para o secretário, com o lançamento oficial do sistema, haverá mais segurança para os consumidores durante as compras, sobretudo, no período noturno. O investimento é de R$ 780,7 mil, obtido em convênio com o Governo Federal pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A escolha das câmeras teve dois objetivos: blindar alguns corredores comerciais e monitorar as entradas e saídas da cidade, dificultando o furto de veículos. Serão 20 câmeras com capacidade de giro de 360o e mais cinco fixas.
Comunicação
A comunicação entre a câmera e a central de monitoramento, na Arena da Fonte, será via rádio. Antenas repetidoras foram instaladas na Prefeitura, Rodoviária, no Departamento Autônomo de Água de Esgoto (Daae), na caixa d’água do Jardim Iguatemi, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Ferreira de Campos, no Jardim Universal e no cruzamento da Avenida Barroso com a Rua Nove de Julho (Rua Dois), no Centro. Essa informação será direcionada a uma das torres da Arena e, dali, retransmitida à central.

O sistema instalado já foi preparado para o futuro por ter capacidade para controlar até 1.024 câmeras. Na central, serão duas mesas. Em cada uma haverá um operador com dois monitores de 21 polegadas. Na frente deles, uma tela maior de 42 polegadas e, ao lado, um telão de dois metros.

As imagens captadas nos monitores posicionados em cima das mesas poderão ser projetadas para as duas telas maiores. O objetivo é ver detalhes das cenas em tempo real. Todas filmarão à noite com capacidade para buscar um "alvo" a 1.500 metros de distância.
Como funciona a transmissão do sinal

A câmera é controlada por controle remoto de dentro da Central na Arena


A cena é transmitida, em tempo real, via rádio, para uma das seis antenas repetidoras

O mesmo sinal é retransmitido até a torre da Arena e, dali, a imagem é vista na Central


fonte: Araraquara.com

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara