Mortes por AVC triplicam em um ano

As mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame triplicaram em Araraquara, segundo o Ministério da Saúde. Entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 23 casos, ante os 6 do mesmo período do ano passado.

Em 2010, houve 76 internações por AVC. No mesmo período de 2009, esse total era de 49; em 2008, foram 34. Há dois tipos de AVC: o isquêmico quando a pessoa sofre paralisação de uma parte do cérebro, devido ao entupimento de alguma artéria, e o hemorrágico, que ocorre quando essa artéria se rompe.
Há duas explicações para o aumento: fator genético e hábitos de vida da população.

O especialista em neurologia Octávio Marques Pontes Neto, docente da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, afirma que o risco de ser acometido pelo problema, considerado como de emergência médica, pode ser reduzido em até 80% caso a pessoa mude seus hábitos de vida.

"Estudos mostram que controlar a pressão, diabetes, colesterol, parar de fumar, ter alimentação saudável, se exercitar e consultar o médico reduzem esse risco", explica. Para Pontes Neto, faltam centros especializados para o tratamento de AVC. De acordo com ele, no Estado são apenas quatro. "Os hospitais não têm estrutura adequada para esse atendimento", salienta.
Emergência
De acordo com ele, o atendimento a vítimas de AVC é considerado como emergência médica e, por isso, a padronização de protocolos proposta pelo Ministério da Saúde é importante. O órgão abriu há pouco mais de uma semana, uma consulta pública com objetivo de aprimorar a assistência a pacientes com acidente vascular cerebral.

Dentre as orientações do protocolo está a utilização do medicamento Alteplase. Estudos científicos demonstram que, se administrado até quatro horas após o início dos sintomas, o medicamento pode reduzir em até 30% os riscos de sequelas em pacientes que tiveram AVC.

O Alteplase age rapidamente na dissolução de coágulos que interrompem o fluxo sanguíneo no cérebro e ajuda a reduzir complicações comuns em casos de AVC isquêmico, como paralisia e déficit de fala.

Médicos recomendam prevenção e cuidados
Prevenir é melhor que remediar. Bem diz a frase. É por isso que os médicos levantam que simples atitudes podem tornar seu dia a dia melhor e afastar o risco de doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Eles recomendam a prática de exercícios físicos regularmente, alimentação equilibrada (fique de olho no excesso de sódio dos alimentos industrializados), e para quem tem fator de risco visitar o médico regularmente para controle de pressão arterial, diabetes e colesterol.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara