Araraquara será a primeira cidade a ter a vacina contra a dengue no mundo

Prefeito Marcelo Barbieri e o Dr. Donald Francis em entrevista coletiva 
Após testes no Instituto Butantã, Araraquara será a primeira cidade no mundo a aplicar a vacina contra dengue em humanos.

Araraquara foi escolhida para ser a primeira cidade do mundo a aplicar a vacina contra a dengue, que será produzida pelo Instituto Butantã, utilizando tecnologia transferida do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
O Dr. Donald Francis, um dos maiores pesquisadores mundiais sobre o assunto, concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (14), acompanhado do prefeito Marcelo Barbieri, da Dra Regina Barbieri, secretária municipal de saúde e do médico sanitarista araraquarense Dr. Cláudio Amaral.
Segundo o Dr. Donald, Araraquara foi escolhida para testar a vacina, única no mundo na prevenção da dengue, porque possui um corpo técnico capaz de ajudá-lo na condução da pesquisa. Os estudos começaram a ser desenvolvidos há cerca de seis anos nos EUA. Os primeiros testes foram feitos com macacos ainda em solo norte-americano.
A primeira realização de testes com humanos deve ser iniciada dentro de um ano, na cidade de São Paulo, onde não há registro de pessoas infectadas. A segunda etapa, quando se inicia a aplicação da vacina em pessoas que já tiveram contato com o vírus, deve começar a ser feita até o final de 2012. Nessa etapa, cerca de 100 pacientes de Araraquara, de diferentes idades, receberão a vacina, em duas doses. Ao todo, os testes devem durar cerca de 5 ou 6 anos. Caso os resultados sejam positivos, serão expandidos para outras cidades e, posteriormente, para todo o mundo.
A ANVISA já autorizou o procedimento. Segundo a Dra Regina Barbieri, os testes são seguros e eficazes, pois é resultado de um longo período de estudos, conduzidos por cerca de 400 profissionais americanos.
O sanitarista Dr. Cláudio Amaral destacou o trabalho do Dr. Donald Francis, um dos  responsáveis pela erradicação da varíola no mundo. Nos anos 80, Dr. Francis também chefiou os primeiros testes sobre a AIDS, ainda desconhecida pela medicina.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara