Golpe do SMS premiado está de volta

Mensagem chega ao celular da pessoa informando que foi premiado.


Murilo Molinari
SIM!

“Promoção seu celular foi premiado”, seu aparelho foi contemplado com R$ 30 mil reais, casa e carro. Se alguém já recebeu essa mensagem ou algo parecido, fique esperto, é um golpe. Quadrilhas especializadas usam celulares para aplicar golpes através de mensagens e informar que o dono do aparelho foi contemplado com quantias em dinheiro (e) ou casas e carros.
Nas últimas semanas, centenas de pessoas receberam essa mensagem na cidade de Araraquara e região. Os SMS, como também são conhecidos, contém informações sobre prêmios que supostamente teriam sido sorteados. Porém, o único intuito de tais mensagens podem ser a clonagem do aparelho da vítima ou a extorsão de dinheiro. Para receber o prêmio, as mensagens orientam a vítima para ligar no número existente na mensagem.
A reportagem do SIMNEWS ligou no número existente, porém não conseguiu contato. Mas há informações de que quando é atendido o golpista do outro lado da linha pede uma quantia em dinheiro ou em créditos pré-pagos para liberar o prêmio.
Uma vítima, que não quis ser identificada, relata que há dois anos recebeu uma mensagem parecida. Após ligar no número indicado, a pessoa do outro lado da linha pediu algumas informações do cliente do aparelho e solicitou que fosse feita a compra de uma quantia de cartões pré-pagos, cujos códigos deveriam ser passados durante a ligação. Na ocasião, a vítima gastou uma quantia de R$ 220 em créditos e só parou depois que familiares perceberam a farsa.
O Delegado da DIG de Araraquara, Dr Helton Hugo Negrini, faz algumas recomendações básicas sobre os cuidados que devem ser tomados com esse tipo de mensagens. Segundo ele, as mensagens podem ser enviadas até pela internet, via e-mail. Nenhum depósito em dinheiro ou créditos de celulares devem ser feitos. “Cuidado. Se a mensagem for de pessoa conhecida, não aceite. Pode ser golpe”, comentou Negrini.
O SBT e Rede Globo já se pronunciaram sobre o caso. Ambas afirmam que não utilizam SMS para comunicar sobre promoções e afirmam que qualquer mensagem enviada utilizando o nome das emissoras, é, na verdade, fraude.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara