Dengue: bairros dificultam trabalho

Falta de conscientização da população complica trabalho de combate à dengue; Até Juiz de Direito impediu equipe de trabalhar no quintal de sua residência.

O Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue esteve reunido nesta semana na Casa da Cultura, para discutir propostas de trabalho para tentar evitar que Araraquara tenha outra epidemia de dengue, como já ocorreu em 2008 e 2010, quando a cidade teve, respectivamente, 1.182 e 1.297 casos. As equipes da Vigilância Epidemiológica da cidade enfrentam diversas dificuldades para realizar o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Elas foram relatadas na reunião.
Uma deles é a dificuldade que a população tem em absorver as informações e entender o que precisa ser feito no espaço de sua residência, principalmente nos quintais, para que não deixem aparecer criadouros do mosquito. Mesmo que os alertas sejam dados todos os anos, muita gente ainda não aprendeu o que deve ser feito. Foram dados exemplos (com nomes preservados), de um Juiz Direito, que não permitiu a entrada da equipe para verificar se existem criadouros no quintal de sua residência. Em outra situação um médico chegou a afirmar que nunca tinha visto um caso de dengue na cidade; e ele ainda disse: “Nossa, eu não acredito que tenha isso em Araraquara”.
Problemas na Vila Harmonia
Na região da Vila Harmonia a resistência é maior ainda. No final do ano passado, nem mesmo os mutirões, com a participação de atiradores do Tiro de Guerra, representantes da associação de moradores do bairro, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, mais alguns moradores, além dos Agentes da Vigilância, eram argumentos suficientes para que os moradores permitissem que o trabalho fosse realizado. A negativa era dada pelo intercomunicador do portão. "Em algumas casas sabíamos da existência de verdadeiros berçários do pernilongo, e nem assim os moradores permitiram que a equipe realizasse o trabalho", relatou Feiz Mattar, Coordenador da Saúde da Secretaria Municipal da Saúde.
Durante todo o ano passado foram retiradas dos quintais das moradias, 380 toneladas de entulho. Este ano já são 22 toneladas. Outro dado é que 85% dos casos de criadouros estão localizados nos quintais das residências, e não nos terrenos. Outro ponto de proliferação dos pernilongos são as caçambas. Além disso, muitas residências têm projetos arquitetônicos que criam depósitos de água que viram berçários para o aparecimento de mosquitos.

Agendar horário para atendimento
Nem mesmo a possibilidade de agendar horário para retorno dos agentes nas residências que são encontradas fechadas durante as ações nos bairros consegue ser eficiente. Os agentes deixam um panfleto com um número de telefone para agendar a visita, mesmo que ela só possa ocorrer no horário noturno. De 300 panfletos deixados este ano, apenas dois moradores deram retorno e agendaram a visita da equipe de combate à dengue.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara