MEC certifica Hospital de Ensino da Santa Casa e Uniara

A Santa Casa de Misericórdia foi oficializada ontem como Hospital de Ensino do curso de Medicina do Centro Universitário de Araraquara (Uniara). A certificação foi emitida pela Diretoria de Hospitais Universitários e Residências em Saúde, órgão do Ministério da Educação que atua conjuntamente com o Ministério da Saúde.
A informação chegou ao reitor da Uniara, Luiz Felipe Cabral Mauro, pelo próprio diretor de Hospitais Universitários do Governo Federal, José Rubens Rebelatto. "Para o atendimento público vai ser muito melhor, porque vai ter acréscimo de recursos, permitindo uma atividade maior de atendimento nas áreas de clínica médica e cirurgia", afirma Cabral Mauro.
Como Hospital de Ensino, a Santa Casa passa a oferecer programa de internos, que funciona como estágio para os estudantes do 5º e 6º anos e também oferece residência médica, uma espécie de especialização para o profissional. A residência é oferecida em quatro áreas - Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia.
O programa de internos já vinha sendo realizado desde 2009 e o de residência começou este ano, após a aprovação do programa, em agosto passado, pelo Ministério da Educação. As duas etapas antecedem o processo de certificação do Hospital de Ensino.
Para Valter Curi Rodrigues, provedor da Santa Casa, o programa de residência bem como o de internos possibilitam melhorar o atendimento do hospital, que nos últimos anos passa por um processo de reestruturação. "Será muito bom para a cidade e região, porque passaremos a ter um nível de atendimento melhor", garante.
Programas garantirão aumento da receita do hospital
Tornar-se um Hospital de Ensino também foi uma das saídas encontradas pela Santa Casa de Araraquara para equacionar seu déficit mensal de R$ 300 mil obtidos com o Sistema Único de Saúde (SUS), que responde por 90% dos atendimentos realizados na unidade hospitalar. Na última semana, o hospital assinou um novo contrato com a Prefeitura que também diminuía essa defasagem. "Esperamos ter um acréscimo na arrecadação, o que é previsto pelo Ministério da Saúde em caso de hospital de ensino."
Esse acréscimo será discutido nos próximos dias e, segundo Pedro Herbert Casemiro Onofre, coordenador do curso de Medicina da Uniara, pode chegar a 40% em cima de cada procedimento realizado na unidade hospitalar. "A Santa Casa já era um cenário de Hospital de Ensino para os alunos do curso de Medicina e para a residência médica desde começo deste ano. A certificação é um reconhecimento dos Ministérios da Saúde e da Educação, e também um processo de crescimento do próprio hospital", afirma o médico.
De acordo com Onofre, como Hospital de Ensino, a Santa Casa pode ainda obter financiamentos específicos junto aos dois Ministérios e pleitear aumento do repasse do SUS. É o que espera Valter Curi. "Esse incremento ainda será discutido e, se chegar aos 30%, é o ideal, porque resolveria a nossa vida", conclui.
Hoje, 120 internos e sete médicos residentes atuam no hospital e ambulatórios. O número de internos se manterá com a certificação, mas o de residentes deve ser ampliado. Alunos do 1º a 3º ano também poderão participar de cursos básicos.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara