EEBA tem a maior reprovação do Ensino Médio de Araraquara

A Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), a principal da cidade, apresentou o maior índice na taxa de reprovação de alunos do Ensino Médio em 2010 dentre todas as instituições de ensino de Araraquara. Segundo dados do Censo Escolar feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), 29,2% dos alunos da escola não foram aprovados no ano passado.

O índice da escola refletiu diretamente no indicador de reprovação do município, que subiu em comparação com o Censo de 2009. Neste ano, a porcentagem de reprovação de toda a cidade ficou em 16,6%, enquanto no passado o índice foi de 13,6%.

Para Cláudio Gomide, professor de política e gestão educacional da Universidade Estadual Paulista (Unesp), apesar de aparentemente o índice parecer negativo, por outro lado mostra que a instituição de ensino está cobrando mais de seus alunos do que em outra escola.

Outra vertente para análise do índice, segundo o professor, seria que o ensino e as avaliações não são condizentes. "Muitas vezes o professor tem uma didática em sala de aula e na avaliação tem outra. Com isso, quem sofre são os estudantes", explica.

Porém, as notas obtidas pela EEBA no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) como quinta melhor escola da cidade — segundo a avaliação — podem comprovar a primeira teoria do professor. "Esta média de 244,80, que ficou acima do número estadual — de 233, mostra que o ensino no local é diferenciado e o aluno mais cobrado."

A presidente do Inep, Maria Helena Guimarães de Castro, em nota encaminhada à reportagem explica que quanto maior a distorção de idade dentro de sala de aula, pior é o desempenho do aluno.

Ainda de acordo com a nota, a repetência não contribui para melhorar a aprendizagem, mas a presidente é contra a "promoção automática". Segundo ela, a "promoção automática" e a "cultura da repetência" são duas visões extremadas, que nada contribuem para elevar a qualidade do ensino.

A direção da EEBA foi procurada pela reportagem para comentar os números de reprovação, mas não recebeu autorização da Secretaria de Estado da Educação para dar entrevistas.
Outras
Na lista das cinco escolas com maior índice de reprovação da cidade estão a EE Sérgio Pedro Speranza, no Parque São Paulo, com 25% de reprovação, em segundo lugar; a EE João Pires de Camargo, no Melhado, e EE Lea de Freitas Monteiro, no Jardim Brasil, ambas com 20,1% de reprovação, em terceiro e quarto lugares; e a escola particular Método Ensino Dirigido, com 20% de reprovação, em quinto.
Menores índices
Os menores índices de reprovação nas escolas da cidade foram registrados em três unidades particulares — Sesi da Vila Xavier, Pueri Domus e Araraquara Associação Educacional Unidade 3, que tiveram 100% de aprovação.
Censo Escolar abrange 215 mil unidades do País
O Censo Escolar é um levantamento nacional que abrange cerca de 215 mil escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação especial.

A pesquisa é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação, com apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

A pesquisa é instrumento para o planejamento das políticas nacionais, estaduais e municipais de educação. Os resultados apurados têm consequências diretas sobre os principais programas, projetos e ações implementadas pelo Ministério da Educação e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

A realização do Censo Escolar é uma operação complexa, que só pode ser viabilizada pelo Inep em parceria com as Secretarias de Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal e com a cooperação da comunidade escolar.
Avaliação anual
Para o Censo 2011, o Inep iniciou em maio a coleta de dados das escolas, via internet, por meio do sistema Educacenso, implantado em 2007. O prazo para conclusão das informações vai até o dia 14 de agosto.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara