Com o segundo maior valor de tarifa de pedágio do Estado - R$ 12,40,
atrás apenas dos R$ 20,10 cobrados na Rodovia dos Imigrantes, - o trecho
da Rodovia Washington Luís (SP-310) que liga Araraquara a Matão está
entre os que podem testar um novo modelo de cobrança, que considera a
quilometragem percorrida pelo motorista. Hoje, o valor é cobrado no modo
bidirecional - nos dois sentidos da pista - e todos os motoristas pagam
pelo valor do trecho inteiro sob concessão daquele posto,
independentemente de ter percorrido só uma parte dele.
A medida, confirmada ontem pela assessoria de imprensa da Secretaria de
Estado de Transportes, e também pelo assessor da Casa Civil do Estado,
Jaime Gimenes, integra os estudos iniciados em março pelo Governo para a
revisão do modelo de concessão das rodovias estaduais. O órgão ainda
não fixou prazos para iniciar os testes, mas já adquiriu dois
equipamentos que permitem a utilização desse sistema.
A possibilidade de inclusão da SP-310 na avaliação ocorreu após uma
reunião entre o secretário de Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho,
com o vereador de Matão Agnaldo Navarro (PDT) e Jaime Gimenes. Na pauta
estava a dificuldade enfrentada por moradores de Araraquara e de Matão
por conta do valor praticado pelo pedágio que separa as duas cidades.
Eles levaram a ideia de se retomar o projeto de construção de uma nova
praça em Ibaté. "Era previsto no projeto inicial de concessão e, como
isso não ocorreu, o valor ficou concentrado no posto de cobrança de
Araraquara e também nos demais", explica Gimenes.
No entanto, segundo o assessor da Casa Civil, a nova unidade foi
descartada. "O secretário disse que não seria necessário o posto de
tarifa em Ibaté porque a cobrança passaria a ocorrer por quilômetro
rodado", explica Gimenes.
Reportagem publicada recentemente pela Tribuna Impressa e pelo portal
Araraquara.com mostrou que, se a cobrança de pedágio na Rodovia
Washington Luís fosse feita seguindo os parâmetros de quilômetro rodado,
os motoristas de Araraquara e Matão pagariam 60% a menos para
transitar entre as duas cidades pela SP-310 - apenas R$ 4,99, - no
sistema bidirecional.
Para chegar à tarifa atual de R$ 12,40, a Agência Reguladora de Serviços
Públicos Delegados de Transporte do Estado (Artesp) afirma aplicar um
índice de R$ 0,142638, multiplicado por pouco mais de 80 quilômetros da
pista sob responsabilidade deste posto.
Prejuízos
Para o vereador Aguinaldo Navarro (PDT), de Matão , a praça de
pedágio localizada no trecho regional da Washington Luís funciona como
"barreira" para os moradores que precisam transitar entre Araraquara e
sua cidade e também prejudica a economia regional. "Essas pessoas só têm
como alternativa a precária vicinal de Bueno", destaca Navarro.
Estado estuda cobrança eletrônica
A mudança do sistema de cobrança de tarifa, segundo a Agência
Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São
Paulo (Artesp), integra os estudos para a revisão dos contratos de
concessão dos pedágios em todo o Estado.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, já no ano que vem os
valores das tarifas passarão a ser atualizados levando em conta o
Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No dia 26, o órgão
apresentará uma parte desses estudos, mas a estimativa é de concluir a
revisão dos contratos.