Escritor italiano cancela vinda ao Brasil em represália ao caso Battisti

O escritor italiano Antonio Tabucchi cancelou sua viagem à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho. À organização, o escritor alegou que não participaria mais do evento por discordar da posição do governo brasileiro em não extraditar o ex-ativista Cesare Battisti, acusado de quatro assassinatos na Itália durante a luta armada nos anos 70.
A mesa da qual Tabucchi participaria, que seria realizada no dia 8 e já tinha ingressos esgotados, será substituída pelo debate "Ficções da crônica", com Ignácio Loyola Brandão e Contardo Calligaris. Em nota, os organizadores da Flip afirmam que os ingressos já adquiridos serão válidos para a nova mesa. Quem preferir poderá restituir o valor do ingresso nas bilheterias em Parati ou entrar em contato pelo e-mail flip@ticketsforfun.com.br.
Autor de livros como "Noturno indiano" (1984), "Réquiem" (1992) e "Afirma Pereira" (1994), Tabucchi é um dos principais escritores em língua italiana da atualidade. Com ele, este é o quarto cancelamento dentre os autores confirmados pela Flip em maio deste ano. O francês Michel Houellebecq, o norte-americano David Remnick e o italiano Franco Moretti também cancelaram.
Marcada para ocorrer entre os dias 6 e 10 de julho, em Parati, cidade do litoral fluminense, a Flip deste ano tem como escritor homenageado o modernista Oswald de Andrade. Entre os autores que participarão de debates estão Paulo Henrique Britto, James Ellroy, Andrés Neuman, Valter Hugo Mãe, Joe Sacco, Pola Olaixarac, João Ubaldo Ribeiro e Claude Lanzmann.
Preso no Complexo Penitenciária da Papuda, em Brasília, por falsificação de documentos havia mais de quatro anos, o ex-ativista de esquerda Cesare Battisti foi colocado em liberdade no início deste mês depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter determinação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do ano passado que negava pedido de extradição do governo italiano. Condenado à prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas entre 1977 e 1979, Battisti alega inocência. A libertação do ex-ativista tem gerado protestos na Itália, que já afirmou estar "determinada a dar todos os passos necessários para buscar o reexame da decisão".

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara